STF retira de Sérgio Moro delações da Odebrecht contra Lula

Menos de uma semana após a Interpol constatar que o juiz Sérgio Moro lança dúvidas sobre a garantia de respeito à Constituição brasileira e à Declaração Universal dos Direitos Humanos, além de ser alvo de uma série de ações que colocam em xeque o seu trabalho, o juiz acaba de sofrer mais uma derrota. Nesta terça (14), a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu retirar de suas mãos os depoimentos de seis delatores da Odebrecht que tentavam, sem provas, incriminar o ex-presidente Lula (PT) e o ex-ministro Guido Mantega.

A decisão, definida por três votos a um, revoga determinação anterior do ministro e relator das ações da Lava Jato no STF, Edson Fachin, que mantinha as delações sob a tutela da Justiça Federal do Paraná, onde Moro tenta controlar tudo o que diz respeito à Lava Jato, mesmo que isso signifique atropelar a lei. Em junho, o juiz de primeira instância proibiu que órgãos de controle usem informações da operação contra empresas e delatores que colaboram com as investigações, fato que prejudica diretamente os cofres públicos da União.

Em abril, a Segunda Turma já havia alterado decisão do mesmo Fachin e determinou o envio para a Justiça Federal de São Paulo dos trechos da delação da Odebrecht que tratam do sítio em Atibaia (SP), equivocadamente atribuído a Lula, e também sobre a compra de um terreno pela empreiteira para sediar o Instituto Lula. Em ambos os casos, a falta de prova é explícita.

Precedentes – A justificativa de defesa do ex-presidente para recorrer da decisão de Fachim é pelo fato de “estar havendo descumprimento sistemático das decisões do STF”, numa referência ao fato de o Ministério Público Federal de Curitiba ter oferecido denúncia respaldada em depoimentos de dois publicitários, sendo que o tribunal tinha determinado que tais delações fossem transferidas para a Justiça Eleitoral. A defesa pediu que Sérgio Moro “se abstenha de tomar uma decisão”, já que a Justiça Federal de Curitiba não teria poderes para abrir a ação penal nessas condições.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100