Seja no ato público em defesa de Lula e pela recepção do habeas corpus do petista no STF – em frente ao gramado do Congresso – ou no estúdio montado na liderança do PT na Câmara, os parlamentares petistas cobraram do STF o cumprimento da Constituição que prevê a presunção da inocência. Segundo eles, além de ausência de provas para justificar as condenações sofridas por Lula o STF precisa aceitar o HC para que não recaia sobre a Suprema Corte a desconfiança de que também participa da manobra para tirar Lula das eleições de 2018.
Confira as declarações abaixo:
“Querem silenciar o Lula, mas não vão conseguir. Já ganhamos as eleições quatro vezes (2002, 2006, 2010 e 2014) e vamos ganhar esse ano novamente em outubro com Lula. Hoje o grande debate é se a Constituição vai ser respeitada ou rasgada. Os fascistas querem quebrar a presunção da inocência, para evitar que Lula seja candidato, porque sabem que ele livre será eleito presidente do Brasil. O crime de Lula foi ficar ao lado dos oprimidos. Zumbi, Getúlio e João Goulart também foram perseguidos porque também fizeram uma opção pelos mais humildes e contra as elites”.
“Eles deram o golpe para retirar direitos, as políticas públicas e para que não ocorra a eleição, porque eles querem a intervenção militar. É necessário a nossa presença em cada canto desse País, defendendo a democracia e os nossos direitos. Não querem Lula candidato a presidente porque sabem que Lula livre é o povo livre”.
“Essa discussão no STF retrata os direitos do cidadão. Quem julga tem valores que podem influenciar na sentença, e por isso existem instâncias superiores como o STJ e o STF para julgar de acordo com a lei e o bom direito, sem se influenciar por pressões externas, podendo alterar a decisão. Espero que o STF cumpra o que diz a Constituição Federal, e que Lula possa ser candidato a presidente e eleito em outubro”.
“Não conseguiram produzir nenhuma prova contra Lula. Cabe ao acusador o ônus da prova, e não o contrário, o acusado produzindo a prova de sua inocência. A acusação do tríplex que atribuem a Lula, e que motivou a condenação dele na 1ª e na 2ª instância, já foi desmascarada. Na verdade, pertence a construtora OAS, que inclusive já penhorou o imóvel para pagar dívidas”.
Héber Carvalho
Foto: Lula Marques