A deputada Maria do Rosário (PT-RS) informou em plenário, nesta quarta-feira (27), as medidas anunciadas hoje pelo Governo Lula para socorrer o Rio Grande do Sul, que está sofrendo imensamente neste momento com os efeitos climáticos que devastou várias cidades do estado, ceifando vidas e deixando prejuízos econômicos incalculáveis. Entre as medidas definidas em reunião no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Lula, do governador do estado, Eduardo Leite, além de ministros e da bancada gaúcha, está a instalação imediata de um escritório permanente para tratar das questões dos eventos climáticos em Lajeado (RS).
Rosário citou ainda que foram assinadas medidas provisórias para a recuperação das regiões atingidas, das moradias, da economia, dos negócios, das escolas, das unidades de saúde, dos hospitais, da agricultura familiar. “Foram liberados recursos importantes. Amanhã (28) teremos um sobrevoo também em Porto Alegre, fortemente atingida na região das ilhas, do centro da cidade, na região sul, com muitas pessoas que já se encontram abrigadas”, informou.
“O nosso gesto de solidariedade se transforma em ação concreta, com a liberação dos recursos federais, para que cheguem junto ali ao Rio Grande do Sul e a todas as cidades nesse momento”, afirmou Maria do Rosário. Ela disse ainda que crédito solidário e juro zero também foi anunciado pelo presidente Lula. “Nós propomos também a linha branca, em projeto de lei, que a nossa presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), fez chegar às minhas mãos como proposta”.
Essa linha branca, explicou a deputada, será para a compra de fogões, geladeiras, equipamentos para uso na cozinha sem IPI e demais impostos estaduais. “São equipamentos para a recuperação do cotidiano da vida das famílias, além de o apoio para o pagamento e isenção da conta de água e de luz para aqueles que precisam e também o auxílio emergencial”, citou.
Maria do Rosário reconhece que são muitas medidas. “Mas nenhuma delas diminui o sofrimento de quem perde sua casa, seu negócio e, principalmente, suas vidas. Nenhuma diminui o medo da chuva que vem e dos rios, que atacados e tendo retiradas suas matas ciliares acabam ocupando o espaço e tendo seu leito ampliado”, lamentou.
Visita ao RS
A parlamentar informou ainda que amanhã (28) uma grande comitiva do governo federal irá ao Rio Grande do Sul se somar à ação cotidiana de solidariedade que lá está acontecendo. “Somo-me a tudo e coloco-me à disposição coletivamente da nossa gente trabalhadora e lutadora que sofre, mas que luta e que se move pela solidariedade”, conclui.
Vânia Rodrigues