Sociedade civil aponta o teto de gastos como um dos piores retrocessos para os direitos humanos

Representantes de entidades da sociedade civil, do Ministério Público e da Defensoria Pública afirmaram nesta quarta-feira (25) que o grave cenário de retrocessos na área dos direitos humanos no País é uma consequência direta do golpe parlamentar que levou Michel Temer ao poder. Durante a audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM), convocada pelo presidente do colegiado – deputado Luiz Lula Couto (PT-PB) – para debater uma agenda comum para subsidiar os trabalhos da Comissão, a Emenda Constitucional 95, de autoria do governo Temer, também foi classificada como um entrave para a promoção dos direitos humanos. A EC 95 congela os investimentos públicos pelos próximos 20 anos no País.

Além desse retrocesso, ativistas pelos direitos humanos e agentes públicos apontaram ainda diversos temas prioritários para serem debatidos na CDHM e, se possível, encontrar soluções para os problemas. Entre eles foram colocadas as violações aos direitos das minorias – caso de comunidades indígenas, quilombolas e LGBTI – e das garantias e direitos individuais de todos os cidadãos; ataques a defensores dos direitos humanos; além da restrição à liberdade de manifestação e criminalização de movimentos sociais.

Também foram mencionados o crescimento dos casos de violência e racismo institucional – principalmente nas ações repressivas das forças de segurança pública – e o crescimento vertiginoso dos casos de intolerância e crimes de ódio contra pessoas e instituições.

A Subprocuradora-Geral da República e Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão Deborah Duprat observou que apenas a Emenda Constitucional 95 tem o poder de desmontar todos os direitos garantidos a vários segmentos da sociedade. Entre eles Duprat citou indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e trabalhadores rurais, até então esquecidos pela legislação brasileira. “A Constituição de 1988 destinou orçamento para promoção de políticas públicas de igualdade e redução da pobreza principalmente entre esses setores. A EC 95 acaba com tudo isso”, lamentou.

Ainda sobre esse tema, o representante da Plataforma de Direitos Humanos Dhesca Brasil Darci Frigo destacou a necessidade da revogação da Emenda Constitucional 95. “Vivemos em um período de ataques à democracia, mas temos que resistir. Temos que sair do estado de exceção e voltarmos à democracia, quando milhões de pessoas mudaram de vida, tiveram emprego e saíram da miséria. Dentro desse contexto temos que lutar pela revogação da Emenda Constitucional 95, para que voltemos a ter uma constituição como ela foi escrita, com políticas públicas de promoção dos direitos humanos”, ressaltou.

O secretário-executivo da Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil, Enéias Rosa, destacou que a falta de recursos e de iniciativas na promoção de políticas públicas de direitos humanos também ocorre por uma opção política do governo. “Dados do IBGE apontam que de 2016 para 2017 a pobreza aumentou 16% no Brasil, muito por conta do corte de investimentos. Em nome de um suposto combate ao déficit fiscal, se faz a opção de cortar recursos em investimentos sociais que combatem a pobreza e a desigualdade, beneficiando uma pequena parcela mais rica da sociedade”, acusou.

Sobre o claro processo de desmonte das políticas públicas, a presidenta do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), Fabiana Severo, disse que no atual cenário a resistência é a única saída. “Dentro desse contexto, a população mais pobre e vulnerável é a mais afetada. Temos que estar na resistência ao desmonte das políticas públicas”, conclamou.

Também participou como palestrante da audiência pública a vice-presidente da Associação Nacional dos Defensores Púbicos (Anadep), Thaisa Oliveira. Os deputados petistas Erika Lula Kokay (DF), Maria do Rosário Lula (RS) e Paulão Lula (AL) – titulares da CDHM – e João Lula Daniel (SE) e Nilto Lula Tatto (SP) também participaram da reunião.

 

Héber Carvalho

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex