Zeca Dirceu pede esclarecimentos a Paulo Guedes após ameaça de saída do Brasil do Mercosul

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) protocolou na sexta-feira (16), na Câmara Federal, requerimento na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional que pede a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, para esclarecer as ameaças feitas de saída do Brasil do Mercosul. A medida seria uma retaliação à Argentina, caso seja confirmado a vitória de Alberto Fernández e Cristina Kirchner em eleições marcada para outubro. Fernández e Kirchner venceram com 47% contra 32% dos votos as eleições primárias na Argentina, realizadas no dia 11 de agosto.

“A saída do bloco impactaria a indústria brasileira, que emprega centenas de milhares de trabalhadores, especialmente no atual cenário de baixo crescimento da economia brasileira. A Argentina é um importante parceiro comercial do Brasil”, afirmou o deputado.

Em participação no evento promovido pelo banco Santander, de acordo com os veículos de comunicação, o ministro Guedes disse que o Brasil poderia sair do Mercosul caso a chapa Fernández/Kirchner vença as eleições presidenciais da Argentina.

“Considerando o papel importante das relações comerciais entre países, se faz necessário explicar a esta comissão, como o Brasil expõe opiniões a partir de divergências políticas sem avaliar possíveis perdas e danos econômicos dentro do Mercosul”, justificou Zeca Dirceu no requerimento.

 

Lorena Vale

Foto – Gustavo Bezerra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também