Zé Ricardo denuncia suposto uso de pacientes com Covid como cobaias em medicamento não autorizado

Deputado Zé Ricardo. Foto: Gustavo Bezerra/Arquivo

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) afirma que o estudo anunciado por um grupo de médicos e pesquisadores no dia 10 de março deste ano, no Hospital Samel, cometeu uma série de irregularidades graves. O estudo com o medicamento Proxalutamida estava sendo realizado em pacientes com Covid-19, no Amazonas, sem o consentimento do órgão, podendo ter causado as mortes de pelo menos 200 pessoas. Essa denúncia foi divulgada em reportagens nacional e local.

Diante de grave denúncia, que coloca o Amazonas como laboratório de estudo não autorizado, o deputado federal Zé Ricardo (PT-AM) anunciou no plenário da Câmara, nesta quinta-feira (10), que está ingressando com representação no Ministério Público do Estado (MPE), para que faça uma investigação sobre esse experimento.

“Estamos acionando o Ministério Público para investigar essa denúncia. O negacionismo bolsonarista está levando a milhares de mortes no Brasil. Manaus e o estado viraram cobaia desse estudo? Não podemos nos calar. Se for comprovado que até mortes aconteceram, os culpados têm de ser punidos”, defendeu.

O deputado destacou ainda que parte dessa equipe de profissionais que atuou nesse estudo é de defensores do tratamento precoce contra a Covid e do uso da Cloroquina em pacientes. Um deles é o infectologista Ricardo Zimerman, do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre, que veio a Manaus junto com uma comitiva do Ministério da Saúde. “Medicamento sem eficácia comprovada para Covid, e que contribuiu para fazer muito mais vítimas nesta pandemia”, protestou.

 

Assessoria Parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também