Sistema Nacional de Economia Solidária é aprovado em comissão

paul singer deputados
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) da Câmara aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (3), o projeto de lei (PL 4685/12) que cria o Sistema Nacional de Economia Solidária e a Política Nacional de Economia Solidária.

Conforme diz o texto, o projeto estabelece “as definições, princípios, diretrizes, objetivos e composição da Política Nacional de Economia Solidária, cria o Sistema Nacional de Economia Solidária e qualifica os empreendimentos econômicos solidários como sujeitos de direito, com vistas a fomentar a economia solidária e assegurar o direito ao trabalho associado e cooperativado”.

A proposição, de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), foi relatada na CDEIC pelo deputado Afonso Florence (PT-BA), que destacou no seu relatório a “importância econômica, e não apenas social”, da matéria. “Esse projeto vai ao encontro das aspirações de uma significativa parcela da sociedade que luta por um modelo de desenvolvimento mais justo e equilibrado”, ressaltou Florence.

Presente à sessão da CDEIC, o titular da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Paul Singer, citou que 90% dos empreendimentos da economia solidária são informais e crê que o projeto contribuirá para a superação desse problema. “É fundamental para o desenvolvimento da economia solidária garantir um reconhecimento formal dos empreendimentos. Estou muito feliz por estar aqui verificando que o ambiente é bastante favorável para possamos dar à economia solidária o apoio estrutural que ela precisa”, disse o professor Singer, que foi bastante elogiado por vários parlamentares da comissão.

Paulo Teixeira celebrou a primeira vitória na tramitação do projeto. “Essa data é histórica para a CDEIC. Esse projeto dialoga com o Brasil mais profundo. Em qualquer lugar do nosso País, seja nos lugares mais recônditos, seja nos grandes centros urbanos, é possível encontrar experiências de economia solidária e, portanto, o Brasil inteiro pode comemorar hoje o primeiro passo na tramitação desse projeto”, disse o deputado paulista.

Já o deputado Ronaldo Zulke (PT-RS) optou por ampliar o escopo do debate e indagou os integrantes da comissão a respeito do impacto da economia solidária sobre o modelo econômico e de sociedade capitalista. “Como deputado socialista que sou, penso que refletir sobre experiências de organização da economia que possam sinalizar uma nova forma de organização da sociedade não é nenhuma estreiteza, é ousadia. As experiências da economia solidária estão se desenvolvendo dentro da economia capitalista e apresentam extraordinários resultados. Por que não verificar aí se não há uma semente que nos sugere uma nova forma de organização da economia em nosso país?” Por que não olhar [essas experiências] com a generosidade daqueles que querem construir uma sociedade mais justa, fraterna e solidária?”, questionou Zulke.

Juntamente com Paulo Teixeira, subscreveram o projeto os deputados Eudes Xavier (PT-CE), Padre João (PT-MG), Miriquinho Batista (PT-PA), Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), Elvino Bohn Gass (PT-RS), e as deputadas Fátima Bezerra (PT-RN) e Luiza Erundina (PSB-SP).

O PL 4685/12 segue agora para a Comissão de Finanças e Tributação e, sendo aprovado, será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Confira a íntegra do projeto:

 http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=559138

Rogério Tomaz Jr.

Foto: Assessoria Dep. Ronaldo Zulke

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100