Silvio Almeida aciona AGU contra deputados bolsonaristas que espalharam mentiras sobre liberação de banheiros unissex no país

Ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, acionou a Advocacia -Geral da União (AGU) para que sejam tomadas providências cabíveis em âmbito administrativo, cível e criminal contra os deputados bolsonaristas Nikolas Ferreira (PL-MG) e Felipe Barros (PL-PR) por espalharem vídeos com ofensas e mentiras sobre suposta decisão do governo federal de liberar banheiros unissex no Brasil.

“Quem usa a mentira como meio de fazer política, incentiva o ódio contra minorias e não se comporta de modo republicano tem que ser tratado com os rigores da lei. É assim que vai ser”, disse o ministro em uma rede social.

No ofício enviado à AGU, o ministro relata que o deputado Nikolas Ferreira divulgou vídeo em que distorce completamente a Resolução do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, órgão autônomo em suas decisões. Já o deputado Felipe Barros afirmou que o Ministério dos Direitos Humanos “instituiu” o banheiro unissex nas escolas brasileiras. Essa mentira, de que o governo Lula adotaria a medida, foi disseminada por bolsonaristas durante a campanha eleitoral do ano passado.

 

https://x.com/silviolual/status/1705567263732989993?s=20

Violência e discriminação

O ofício do ministro esclarece que, ao contrário do que afirmaram os dois deputados direitistas, nem ele nem o presidente Lula tiveram qualquer participação ou influência na produção da resolução.

“Os banheiros unissex não foram instituídos, por dois motivos. Em primeiro lugar, porque a Resolução nº 2 não é vinculante. Em segundo lugar, porque não se trata de “banheiro unissex”. Leia-se os artigos, da mencionada Resolução, sobre o tema”, informa o texto.

Ainda segundo o ofício, os comentários não foram apenas ofensivos como também se trata de crimes contra a honra e de dano moral cometido em face do ministro e do Presidente da República.

“Trata-se de divulgação de Fake News que claramente tem como objetivo provocar o pânico moral e expor ainda mais as pessoas LGBTQIA+ ao ódio e à repulsa social provocada pelo preconceito e pela discriminação”, escreveu o ministro. “Vale ressaltar que o Deputado Nikolas Ferreira se tornou réu pelo crime de transfobia no último dia 21, consoante amplamente divulgado pela imprensa profissional”, acrescenta Almeida, no documento.

O ministro ressalta que as resoluções emanam da necessária participação social nos processos políticos. “As resoluções só atualizam resoluções antigas, a saber, as Resoluções de nº 11/2014 e de nº 16/2015, mantidas, inclusive, no âmbito do governo de Jair Bolsonaro”.

“Diferente do que está sendo propagado por peças de desinformação, o documento não possui caráter legal ou de obrigatoriedade e nem cita banheiros unissex. Também não há decreto, ordem emanada de autoridade superior que determine o cumprimento de resolução sobre o tema. A resolução apenas formula orientações quanto ao reconhecimento institucional da identidade de gênero e sua operacionalização”, disse o ministério, segundo informou a Agência Brasil.

Desespero da oposição

Os deputados bolsonaristas mentiram em suas redes sociais e outros parlamentares repercutiram suas publicações. Entre eles, o ex-juiz e senador Sergio Moro (União-PR), que depois apagou o post. Silvio Almeida, segundo a imprensa,  também mencionou que acionará AGU contra Moro.

O ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta,  repudiou também pelas redes sociais  a atitude dos deputados direitistas. “MENTIR É CRIME: Todas as medidas legais serão tomadas contra os deputados Nikolas Ferreira e Filipe Barros e outros parlamentares, que usam suas redes para mentir que o governo federal irá obrigar criar banheiros unissex em escolas. O @mdhcbrasil, por meio do Ministro @silviolual , já acionou a @AdvocaciaGeral  para apurar a propagação da Fake News e os divulgadores serão punidos de acordo com a lei. Não caia em mais uma mentira dos mesmos criadores da história da mamadeira de piroca!”, escreveu o ministro.

 

https://x.com/Pimenta13Br/status/1705589088860925972?s=20

 

A deputada Maria do Rosário (PT-RS), também por uma rede social, defendeu que a Câmara dos Deputados aja contra os dois deputados espalhadores de fake news. “Parlamentar tem direito à opinião, não à divulgação de fake news”, disse Rosário.

https://x.com/mariadorosario/status/1705631382498574705?s=20

 Leia a íntegra da nota do Ministério dos Direitos Humanos:

https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/setembro/ministro-silvio-almeida-aciona-agu-contra-deputado-nikolas-ferreira-por-espalhar-fake-news-de-que-governo-teria-permitido-banheiros-unisex-no-brasil

 

Leia  a íntegra do ofício do ministro à AGU:

Oficio_MDHC_AGU

Redação PT na Câmara, com Secom, Ministério dos Direitos Humanos  e agências

(matéria atualizada às 22h21)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100