Sibá e Vicente Cândido avaliam com embaixador chinês parceria Brasil/China

SIBA EMBAIXADOR CHINES 18 06 15

O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), e o deputado Vicente Cândido (PT-SP) reuniram-se nesta quinta-feira (18) com o embaixador da China no Brasil , Li Jinzhang , com o objetivo de fazer um balanço dos recentes acordos firmados entre a  presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro Li Keqiang. São 35 acordos bilaterais em áreas estratégicas como planejamento, comércio, infraestrutura e energia, envolvendo, inicialmente, US$ 53 bilhões.

Sibá destacou que um dos projetos mais importantes será a construção da Ferrovia Transoceânica, que ligará Brasil e Peru, abrindo aos produtos brasileiros – especialmente da Amazônia e do Centro-Oeste —  um novo caminho para a Ásia. “ A ferrovia poderá impulsionar o desenvolvimento do  Acre, ao facilitar o  escoamento de produtos como carnes de pescado, de porco e de aves para a Ásia, via Peru”, comentou.  

Conforme o embaixador chinês, a ferrovia é estratégica e é um consenso entre os dois governos, dada a sua importância para alavancar o desenvolvimento das regiões por onde passará.  Brasil, Peru e China a partir de agora passarão a fazer os estudos de viabilidade do projeto.

Futebol – O deputado Vicente Cândido , que é também diretor de Assuntos Internacionais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), analisou com o diplomata chinês diferentes meios de aumentar a cooperação na área esportiva, incluindo  intercâmbio de jogadores e gestão esportiva.

Ele informou que até o fim do ano a CBF vai abrir em Pequim uma loja para a venda de material esportivo, como camisetas da seleção brasileira e de clubes brasileiros.  Ele presenteou o embaixador com uma camiseta da CBF autografada por jogadores da seleção.

O parlamentar previu que a visita do premiê chinês  terá desdobramentos em curto prazo, ajudando na criação de condições para a retomada do crescimento econômico do Brasil em bases sustentáveis.  

A vinda do primeiro-ministro chinês inseriu-se no processo de aprofundamento das relações bilaterais iniciado já no primeiro mandato do ex-presidente Lula. “O desafio agora é dar seguimento prático aos acordos firmados”, comentou  Vicente Cândido.

Ele explicou que há uma diferença fundamental na parceria com a China, se comparada com outras potências econômicas. Segundo ele, o relacionamento se dá em mão dupla. “A China se compromete a abrir seu mercado para produtos brasileiros e a transferir tecnologia até em áreas sensíveis, como a militar”.  Trata-se, segundo Vicente Cândido, de um relacionamento bilateral construído na  base da respeitabilidade e confiança mútuas, a partir da chegada do PT ao governo, em 2003, com o ex-presidente Lula.

Como exemplo da confiança construída, a China aceita receber mercadorias para o pagamento de empréstimos a serem concedidos e acordos são firmados em  moeda nacional, sem o dispêndio de divisas, explicou Vicente Cândido.  O líder Sibá Machado disse que a parceria Brasil/China  deverá ter um impacto positivo no processo de integração sul-americana. A  China é, desde 2009,  o maior parceiro comercial  do Brasil.

Leia mais:  Brasil e China firmam acordos de US$ 53 bi e consolidam parceria estratégica

Equipe PT na Câmara

FOTO: DIVULGAÇÃO

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100