Sibá cobra de Gilmar Mendes decisão sobre fim de financiamento empresarial de campanhas

SIBA TRIBUNA 17 03 15 

FOTO: SALU PARENTE/PT NA CÂMARA

O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), cobrou hoje (17) do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que emita parecer sobre o fim do financiamento empresarial de campanhas políticas. Sibá lembrou que Gilmar, há quase um ano, pediu vistas de ação que pede o fim de doações de empresas para candidatos, comitês eleitorais ou partidos políticos. O julgamento, iniciado no dia 2 de abril de 2014, foi suspenso quando contava com 6 votos a favor e um contra.

“Ele (Mendes) pediu vistas ad infinitum, para não dar o seu parecer?, questionou Sibá. “A sociedade está cobrando algumas posições daqui do Congresso Nacional”, observou o líder. Para o Partido dos Trabalhadores, o fim do financiamento empresarial de campanhas é um dos eixos centrais de uma ampla e profunda reforma política.

Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4650), movida pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados no Brasil (OAB), pede mudanças nas Leis 9.096/1995 e 9.504/1997, que disciplinam o financiamento de partidos políticos e campanhas eleitorais. A entidade integra, juntamente com outras 102 organizações da sociedade civil, o projeto da coalização pela reforma política.

Palanques – Segundo Sibá, as manifestações de protesto ocorridas no fim de semana evidenciaram a importância da reforma política, para oxigenar e modernizar o sistema político, eleitoral e partidário do País. Ele observou que, nas manifestações, não se aceitou a presença de político algum nos palanques, mesmo os da oposição que quiseram “tirar uma casquinha” do movimento.

 “O movimento foi totalmente avesso à participação de lideranças político-partidárias, o que, na minha opinião, é muito ruim: se o Congresso Nacional e os partidos de um modo geral não tiverem mais aceitação popular, então as coisas têm que ser totalmente mudadas’’, comentou. Para Sibá, a reforma política precisa assegurar um modelo que seja mais aceito pela sociedade.

Ele questionou também a tentativa de setores da mídia, da oposição e do Ministério Público de criminalizar as doações oficiais e legais feitas por empresas a todos os partidos políticos que buscaram financiamento empresarial, conforme as regras atuais, sob fiscalização rigorosa do Tribunal Superior Eleitoral . “Quem é que está dizendo que isto é um crime? Nós não podemos aceitar. Está na lei. Está na hora também de esta Casa decidir se quer manter um financiamento com a presença das empresas ou não. Passa por esta Casa fazer a mudança da lei.”

Equipe PT na Câmara dos Deputados

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100