Setembro Amarelo e o suicídio de jovens no Amazonas

Deputado José Ricardo. Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Este mês é chamado de Setembro Amarelo, período definido para ações de combate ao suicídio. O número crescente de suicídios no Brasil e no Amazonas, principalmente de jovens e de indígenas, necessita de ações efetivas de prevenção por parte do poder público.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é uma das principais causas de mortes em todo mundo, sendo que em 2019 mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio, o equivalente a uma em cada 100 mortes. No Brasil, não é diferente. Entre 2014 e 2019, aumentaram em 28% os casos de suicídios, passando de 9,7 mil para 12,4 mil casos.

No Amazonas, segundo a Secretaria de Segurança Pública, em 2019, 124 pessoas tiraram a própria vida e, no primeiro semestre de 2020, o número já passava de 60. Em Manaus, no ano de 2020, foram 119 casos de suicídios, um aumento de 13% em relação ao ano anterior. Em 2021, entre os meses de janeiro e abril, foram registrados na capital 46 casos. Ao todo, entre os anos de 2019 e 2021, foram registrados em Manaus 270 suicídios e no interior foram 79 mortes, totalizando 349 casos no Amazonas em quase três anos.

A maioria das pessoas que se suicidam são homens. Os especialistas dizem que 90% dos casos de suicídios estão relacionados a doenças mentais, principalmente, devido à depressão. Este é o caso dos jovens, onde 97% dos casos são transtornos mentais: depressão, transtorno bipolar e abuso de drogas. Mas também contribuem para o suicídio as situações de desemprego, sensações de vergonha, desonra, desilusões amorosas.

O que chama atenção é o número crescente de suicídio de indígenas no país. Segundo o Relatório de Violência contra os Povos Indígenas, do Conselho Missionário Indigenista (CIMI), foram registrados 101 suicídios de indígenas no país em 2020, sendo o maior número no Amazonas (39 casos). Segundo a Fiocruz, a taxa de mortalidade de suicídio de indígenas chega a ser dez vezes maior do que a taxa da população não indígena. E dos indígenas, o maior número de mortes é de jovens, na maioria homens e por enforcamento.

No Município de São Gabriel da Cachoeira, que visitei semana passada, uma assistente social que atua como voluntária na Fazenda Esperança local, informou que é grande e preocupante a quantidade de jovens indígenas que cometeram suicídio.

Neste sentido é urgente que o poder público assuma responsabilidades com políticas públicas de prevenção e campanhas de orientação. Começaria pelo cumprimento da Lei 10.216/2001, que trata da proteção das pessoas acometidas de transtorno mental, assegurando atendimento especializado, pelos CAPS e outros organismos de saúde.

Nas escolas, está na hora de ter assistência psicológica e de serviço social para atender alunos, professores e familiares. Na Constituição Estadual, foi incluso artigo neste sentido. Na Câmara dos Deputados, apresentei o PL 3426/2019 e a PEC 111/2019, defendo a atuação dos profissionais da psicologia e do serviço social nas escolas.

Os governos federal, estadual e municipal deveriam, no mínimo, fazer campanhas entre os adolescentes e jovens, principalmente, nas escolas, para orientar e reduzir essas trágicas estatísticas e tratar o assunto como um caso de saúde pública.

Não estou otimista. O Governo Federal reduziu os recursos para a saúde pública no Orçamento Federal de 2022, enviado para o Congresso Nacional. O que é lamentável. Mas mesmo assim, não há motivos para que a sociedade cruze os braços diante da inoperância do Estado e do problema que pode ser minimizado.

Por isso, vamos divulgar o Disque 188, que oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio. É um atendimento gratuito.

José Ricardo é deputado federal  (PT-AM)

Artigo publicado originalmente no site Amazonas Atual

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100