O festival reunirá mais de 5 mil jovens em Brasília e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a necessidade de políticas públicas voltadas para a juventude da agricultura familiar, o meio ambiente e a garantia dos direitos humanos, além de evidenciar a diversidade cultural no País.
Nesta terça-feira (26) será realizada, no plenário Ulysses Guimarães na Câmara dos Deputados, sessão solene em homenagem ao 4º Festival Nacional da Juventude Rural. Com o tema “Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”, o evento reunirá jovens de todos os estados do Brasil de 25 a 27 de abril em Brasília.
“A juventude rural é fundamental para a continuidade da produção da agricultura familiar. O jovem quer permanecer no campo, mas quer e precisa de condições dignas para produzir e viver. A sucessão rural é uma questão de toda a sociedade. O jovem do campo contribui para a segurança e a soberania alimentar do País”, reforçou o deputado Carlos Veras (PT-PE), autor do requerimento da sessão solene.
“É o momento em que a juventude rural mostrará para a sociedade suas demandas, sua cultura, seu entusiasmo e sua vontade de transformar a realidade do País. A juventude rural quer maior participação política, quer a preservação e recuperação do meio ambiente, o incentivo à agroecologia, a educação do campo, a geração de trabalho e renda, o respeito às diversidades, o fortalecimento da comunicação popular, o acesso a tecnologias de informação e comunicação no campo e a reconstrução das políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar e sucessão rural”, disse Mônica Bufon, secretária de Juventude da Contag, sobre a importância do evento.
Segundo dados do PNAD/IBGE, mais de 800 mil jovens deixaram o campo desde 2018.
Festival da Juventude Rural
Coordenado pela Secretaria de Jovens da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), em articulação com a Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR), com as Comissões Estaduais, Diretorias das 27 Federações filiadas e com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, o Festival é uma grande ação protagonizada pela juventude rural com caráter de formação, debate, mobilização, troca de experiências, apresentação de expressões culturais e da produção agrícola dos jovens.
Já foram realizadas três edições do Festival Nacional da Juventude: 2007, 2010 e 2015, que resultaram em avanços como o Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros, na assinatura de editais de fomento para projetos de cooperativas e associações de jovens e na proposta de elaboração do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural.
Serviço:
Sessão Solene em homenagem ao 4º Festival Nacional da Juventude Rural
Data: 26 de abril
Horário: 10h
Local: Plenário Ulysses Guimarães
Assessoria de Comunicação deputado Carlos Veras