Uma das mais importantes guerras travadas pela Marinha do Brasil, a Batalha Naval de Riachuelo, foi lembrada em sessão solene hoje (6) na Câmara dos Deputados. O embate aconteceu há 148 anos e foi decisivo para defesa dos rios brasileiros. Ao discursar pela bancada do PT, o deputado Edson Santos (PT-RJ), parabenizou a iniciativa de homenagear esta data que, segundo ele, é considerada um marco histórico para o País. “Como todos sabem esta foi uma das mais importantes lutas da Guerra da Paraguai, tendo sido decisiva para a vitória da tríplice aliança frente as forças paraguaias” lembrou o deputado.
Edson Santos citou a importância da participação da sociedade civil no debate sobre a defesa do país e o alinhamento das ações do setor como uma importante estratégia de desenvolvimento da Marinha. “Temos participado, no parlamento, deste esforço tão importante para o estado Brasileiro”, disse. Ele destacou projeto aprovado no Congresso e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, no ano passado, que a criou a Amazul, estatal responsável pelos projetos relacionados à construção e manutenção de submarinos e ao fomento da indústria nuclear nacional.
Ainda em seu discurso, o parlamentar ressaltou a modernização da estrutura nacional da Marinha do Brasil. Ele citou a reorganização do órgão, a reestruturação da indústria brasileira de material de defesa e a política de composição dos efetivos das Forças Armadas.
O deputado José Genoíno (PT- SP), presente à solenidade, parabenizou a Marinha e destacou a capacidade e o empenho das Forças Armadas, durante todos esses anos, em defender os rios brasileiros.
André Lage estagiário
Foto: Zeca Ribeiro