Seminário reúne servidores do Poder Judiciário de vários Estados

Mais de 150 servidores do Poder Judiciário de diversas unidades da federação participaram do “1º Seminário dos Servidores do Judiciário nos Estados”, realizado na terça-feira (23), pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados. O evento deu-se a partir de sugestão da Federação Nacional dos servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud) à CLP, cujo parecer foi relatado pela deputada Marina Sant’Anna (PT-GO) e aprovado por unanimidade pelos membros da Comissão de Legislação Participativa.

O seminário debateu o projeto de emenda constitucional nº 190/07, que institui um estatuto único aos servidores do Poder Judiciário dos Estados. O estatuto deve partir de lei complementar de iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF). “Não estamos pedindo reajuste salarial, estamos pedindo um estatuto que estabeleça os nossos direitos e deveres”, afirmou a presidente da Fenajud, Maria José Silva. A deputada Marina destacou a importância da aprovação da PEC 190 para valorização da carreira dos servidores do Judiciário nos Estados.

O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Rio de Janeiro, José Carlos Arruda, destacou que a aprovação da PEC 190 é fundamental para resgatar a dignidade dos trabalhadores e fortalecer a unidade da categoria. Ele apontou a falta de segurança enfrentada pelos servidores do Poder Judiciário no cumprimento de suas atribuições nos cartórios criminais, no trabalho de assistentes sociais, psicólogos e oficiais de justiça.

O diretor e secretário geral do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás, Noval Barbosa, explicou que a criação de um estatuto único para os trabalhadores da Justiça nos Estados é uma luta antiga da categoria. “É uma luta para corrigir distorções internas nos Estados e distorções entre os Estados”, afirmou.

Presidiu o seminário, o deputado federal Doutor Grilo (PSL-MG), que destacou a necessidade de o Poder Judiciário nos Estados ser democratizado em sua administração.

Participaram também do seminário, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) – autora da PEC 190/07, o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e o secretário de Recursos Humanos do Supremo Tribunal Federal, Amarildo Vieira de Oliveira.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também