Seminário Resistência, Travessia e Esperança aborda no próximo dia 22 das 9h às 14h o tema: Trabalho, Emprego e Renda na centralidade do projeto de desenvolvimento do País. A atividade é promovida pelas Bancadas do PT na Câmara e no Senado, em conjunto com a Fundação Perseu Abramo, NAPP-Trabalho, Secretaria Nacional Sindical do PT, Núcleo do Trabalho e Serviço Público da bancada do PT na Câmara dos Deputados e Instituto Lula. O debate será conduzido pelo coordenador Núcleo do Trabalho do PT, deputado Rogério Correia (PT-MG). “Emprego, trabalho e renda para retomarmos o crescimento econômico do Brasil é um dos principais desafios que nós teremos no futuro governo Lula”, afirmou Correia.
O evento ocorrerá de forma virtual e terá a participação dos líderes do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), e no Senado, Paulo Rocha (PA).
Rogério Correia explicou que o seminário vai tratar da resistência forjada atualmente para que os trabalhadores continuem atentos e lutando contra os retrocessos impostos pelo governo Bolsonaro e, ao mesmo tempo, para apontar caminhos futuros.
“A reforma trabalhista foi um engodo que apenas retirou direito e diminuiu renda e com isso diminuiu também o crescimento econômico. Emprego que é bom, nada. Chegamos ao governo Bolsonaro com uma taxa de mais 13% de desemprego e vamos marchar aí para 14 milhões de desempregados este ano, e fora aqueles que não têm renda alguma e tudo com menos direitos”, lamentou.
Desafio
Correia reiterou que a retomada do crescimento é um grande desafio, e o seminário será um momento importante para reunir trabalhadores, sindicatos e todos que atuam no mundo do trabalho e lutam por dias melhores.
Programação:
9h – Abertura
9h30 – Diagnósticos do mundo do trabalho: Desigualdades e Transformações
11h – A centralidade do trabalho no Brasil plural: Desafios e Agenda
13h30 – Encerramento
Benildes Rodrigues