Seminário do PT aponta criação de um Sistema Único como solução para a garantia de Mobilidade Urbana para todos

Deputado Paulo Guedes coordenou o seminário. Foto: Gabriel Paiva

Especialistas defenderam nesta segunda-feira (11) a criação de um Sistema Único de Mobilidade Urbana no País, como forma de garantir o direito de ir e vir em todas as cidades, bem como a utilização de um transporte urbano de qualidade para todos. As afirmações ocorreram durante uma das mesas do Seminário Resistência, Travessia e Esperança, que debateu o tema: “A Mobilidade que a População das Cidades Brasileiras Precisa”. O evento é uma iniciativa das lideranças do PT na Câmara e no Senado, do PT Nacional, da Fundação Perseu Abramo e do Instituto Lula.

Na abertura da mesa de debate, o coordenador dos Trabalhos, deputado Paulo Guedes (PT-MG), comparou como o tema da mobilidade urbana foi tratado pelos governo petistas em relação ao atual governo Bolsonaro.

“Nos governos do PT (Lula e Dilma) foram investidos em obras de mobilidade urbana cerca de R$ 200 bilhões para expansão de metrô, trens, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT´s) e corredores exclusivos em vários estados, por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC-Mobilidade). Com o governo Bolsonaro não há apoio a investimentos. Em 2020, por exemplo, os recursos destinados ao transporte coletivo foram apenas 27% do valor investido em 2015”, alertou.

Para o Coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) e Membro do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas do PT (NAPP Cidades), Rafael Calábria, o melhor caminho para melhorar a mobilidade dos brasileiros seria a criação de um Sistema Universal que subsidiasse melhorias no transporte público.

“O transporte coletivo com característica de universalidade nunca será lucrativo se formos pensar em sua manutenção apenas com a tarifa. Temos que pensar no subsídio não como um remendo, como ocorre atualmente em muitas cidades, mas como o custeio de um direito, assim como ocorre na Saúde. Só assim poderemos garantir a universalização desse direito com o mínimo de qualidade na prestação do serviço”, afirmou.

Na mesma linha, o especialista em políticas públicas de mobilidade urbana e ex-diretor de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades entre 2003 e 2008 (governo Lula), Renato Boareto, destacou que sem integração entre os três níveis da federação (União, estados e municípios) é difícil enfrentar o desafio de garantir uma mobilidade adequada para todos os brasileiros e brasileiras.

“O desafio de aumentar os investimentos em transporte público, reduzindo o transporte individual motorizado (carros e motocicletas), terá que ser feito com forte financiamento em rede e com incentivo à redução da emissão de poluentes. Para isso precisaremos integrar metrô, ônibus, trens, VLT´s em uma rede única nas cidades. Para isso será preciso uma maior cooperação entre todos os entes da federação, com forte financiamento em infraestrutura nos municípios”, explicou.

Direito à Mobilidade Urbana

Para a engenheira e coordenadora do Setorial Nacional de Logística, Transportes e Mobilidade Urbana do PT, Lúcia Maria Mendonça Santos, os investimentos e subsídios públicos para o setor se justificam pelo fato do transporte ser um direito garantido à população pela Constituição.

“Na mobilidade urbana o carro chefe é o transporte público, que é um direito que foi garantido com a aprovação da Emenda Constitucional 90. Toda a população tem que ter acesso, e por isso mesmo temos que caminhar no futuro para a “Tarifa Zero”, para que todos tenham o direito de ir e vir. Para isso precisaremos de subsídios, porém eles precisam ter controle social”, advertiu.

Segundo a especialista, atualmente grande parte dos subsídios que garantem o transporte público nas cidades é feito sem o mínimo controle sobre a quantidade real de passageiros transportados, nem mesmo sob os horários dos serviços prestados.

“Sem transporte público não há inclusive acesso a direitos como saúde, educação e outros. Temos que ter um Sistema Único de Mobilidade Urbana para termos acesso total as cidades”, ressaltou.

Ainda de acordo com a funcionária da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET/SP) e secretária do Setorial Nacional de Logística, Transportes e Mobilidade Urbana do PT, Lucélia Helena Moura, a forma atual de funcionamento do transporte público na maioria cidades do País promove a exclusão social.

“O transporte tem que ser um direito garantido ao trabalhador e trabalhadora para levá-los aonde e na hora que quiserem. Hoje o transporte público segrega a partir do momento em que reduz o número de coletivos fora de horário de trabalho, prejudicando o acesso ao lazer da população, e mesmo nos horários de trabalho se assemelha aos navios negreiros, transportando pessoas apinhadas ao seu local de trabalho ou trazendo-as de volta para casa”, criticou.

Gestão Haddad foi exemplo de mobilidade urbana

A secretária do Setorial Nacional de Logística, Transportes e Mobilidade Urbana do PT deu como exemplo de como tratar a mobilidade urbana como prioridade respeitando a população, a forma como o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, tratou o assunto quando administrou a maior cidade do País.

“Quando o (Fernando) Haddad foi prefeito foram construídos 473 Km de vias para o transporte coletivo, com corredores ou faixas exclusivas, reduzindo o tempo gasto dentro do transporte público. Também foram feitos mais de 400 km de ciclovias, dando alternativa de locomoção e de lazer para a população. Porém, é preciso destacar que esses avanços democráticos não vieram sem fortes críticas por parte da mídia e da opinião pública, acostumadas com a arcaica ideia de que deve-se dar prioridade aos carros”, explicou Lucélia Moura.

Leia mais:

Petistas defendem em seminário retomada de investimentos em infraestrutura, transporte, logística e mobilidade

Infraestrutura de transportes é o caminho para o País voltar a crescer

 

Héber Carvalho

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100