Seminário debate, em Manaus, projeto que atualiza a Política Nacional do Saneamento Básico

Por iniciativa dos deputados José Ricardo (PT-AM) e Joseildo Ramos (PT-BA), será realizado nesta sexta-feira (4), o seminário regional norte, em Manaus, para debater o projeto de lei (PL 3261/19), que atualiza o Marco Legal do Saneamento Básico e altera a Lei 11.445/2007 (atual Lei do Saneamento Básico) para aprimorar as condições estruturais dessa área no País. O evento começa às 13h, na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).

Também sexta-feira, pela manhã, os parlamentares farão visita técnica na Estação de Tratamento de Água da Ponta o Ismael, na Compensa, Zona Oeste, para conhecer a realidade atual e verificar os investimentos relacionados à prestação privatizada dos serviços. Em seguida, visitarão a Comunidade Vila Marinho, no mesmo bairro, local que ainda sofre com falta de abastecimento de água. Essas visitas e seminários também irão acontecer nas cidades de Palmas (TO) e Uruguaiana (RS), para no final ser realizado um Seminário Nacional para a discussão do tema, na Câmara dos Deputados.

De acordo com a declaração da ONU, “o acesso à água limpa e ao saneamento básico são direitos humanos fundamentais”, ratificado no artigo 6º da Constituição Federal, enquanto direitos sociais. A garantia de saneamento básico universal possibilita a redução de doenças de veiculação hídrica que afeta, sobretudo, as populações mais pobres.

O deputado José Ricardo argumenta que houve muitas conquistas sociais no País, porém, no que diz respeito à questão do saneamento básico, ainda tem muito a ser feito. Ele destaca que um dos maiores problemas que Manaus enfrenta, mesmo sendo a sétima maior capital do País, é a falta de tratamento da rede de esgoto e a destinação adequada dos resíduos sólidos.

“Não temos uma política de saneamento bem definida e clara em relação ao abastecimento de água e ao tratamento de esgoto sanitário. E a falta dessa política resulta em vários problemas que atingem a população de Manaus, colocando em risco a vida das pessoas, dentre elas, as condições dos bueiros da cidade”, lamenta.

José Ricardo lembra que já denunciou junto ao Ministério Público mais de 2 mil bueiros sem tampa, que já causaram graves acidentes e até mesmo mortes. “Por isso, vamos fazer um debate na próxima sexta para discutir essa situação e para debater o projeto do Marco Legal do Saneamento. Será muito importante debatermos o saneamento do Brasil, a partir da realidade das cidades, onde teve processo de privatização do abastecimento de água e Manaus é um exemplo disso”, argumentou o parlamentar.

Assessoria de Comunicação

Foto: EBC

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100