Seguridade Social apoia inclusão da terapia nutricional em domicílio no SUS

amauriCSSFc

Foto: Gustavo Bezerra

De trinta a oitenta por cento dos pacientes internados em hospitais do país apresentam algum grau de desnutrição. A desnutrição pode ocorrer antes da internação hospitalar ou depois de longos períodos de internamento, em adultos e crianças. Os dados são do Ibranaturi (Inquérito Brasileiro de Avaliação Nutricional Hospitalar).

 Para debater essa situação, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados (CSSF) fez, na sexta-feira (6), um seminário com o tema “Terapia Nutricional em Domicílio”. O encontro reuniu especialistas no auditório da Santa Casa de Misericórdia da Bahia – Hospital Santa Izabel. A Comissão é presidida pelo deputado Amauri Teixeira (PT-BA).O objetivo é iniciar um debate para incluir esse tipo de terapia no rol de medicações oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 A terapia nutricional em domicílio pode resolver graves problemas de desnutrição que atingem os internados e, principalmente, os pacientes que recebem alta. A  grande maioria dos pacientes retorna para casa sem poder continuar a terapia nutricional iniciada no hospital e, quando não estão em atendimento domiciliar não conseguem, pelo elevado custo da nutrição por sonda, receber o aporte de nutrientes adequados para a sua condição clínica. Esse tipo de nutrição, chamada de alimentação enteral, é feita com sonda pelo nariz e custa entre R$ 60 e R$ 80 por dia.

 Um dos maiores problemas apresentados no seminário, é que a falta dessa terapia na casa do paciente pode provocar a queda do sistema imunológico e, em consequência, uma série de doenças. Entre elas, acidente vascular cerebral, câncer e sequelas em casos de acidentes graves com politraumatismo. O resultado é a reinternação do paciente, com a mesma doença que o levou ao hospital pela primeira vez ou as provocadas pela desnutrição. Isso traz, ainda, mais gastos para o SUS e em benefícios da Previdência.

 Outros problemas provocados pela falta de nutrição adequada após a alta hospitalar são a impossibilidade de retorno ao trabalho e complicações familiares.

 Para o presidente da CSSF, deputado Amauri Teixeira, o seminário foi o primeiro passo para a criação de políticas públicas que tratem da terapia nutricional em domicílio. “A partir desse encontro vamos buscar formas, através da legislação, para colocar esse serviço à disposição da população. Principalmente os pacientes que são atendidos pela rede pública. Pode ser uma mudança radical e extremamente benéfica para milhares de pacientes. E o seminário, mesmo realizado na Bahia, reflete uma realidade nacional”, afirma Amauri.

Assessoria Comissão de Seguridade

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100