Saúde ignorou 7 alertas sobre escassez de medicamentos para intubação

A situação do general Eduardo Pazuello, especialista em logística que esteve à frente do Ministério da Saúde durante dez meses, o período mais crítico da pandemia de Covid-19 no País, anda cada vez mais complicada. A poucos dias de o general ser ouvido na CPI da Covid, no Senado, nesta quarta-feira (19), o jornal Folha de S. Paulo revelou que a Saúde ignorou pelo menos sete alertas, feitos pelos estados, sobre escassez de insumos necessários para intubar pacientes com Covid.

De acordo com a reportagem, entre os meses de maio e julho de 2020, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) informou a pasta que havia pouco suprimento de sedativos, anestésicos e bloqueadores musculares, fundamentais para o processo de intubação. O jornal teve acesso a dois lotes de documentos do conselho detalhando as advertências.

Ainda segundo a reportagem, além dos alertas, há pedidos de auxílio para o envio do chamado kit intubação. Os dois primeiros relatórios foram enviados ao então ministro Nelson Teich. Os demais foram recebidos por Pazuello.

“E agora, Pazuello?”, questionou o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). “A maior parte dos pedidos foi recebida na gestão do ex-ministro, mostram documentos obtidos pela Folha de S.Paulo”, comentou o deputado, pelo Twitter, antecipando o duro interrogatório que espera o ex-ministro no Senado.

Os documentos detalham os insumos e as demandas dos estados. Em maio, 19 Secretarias Estaduais relataram “falta ou dificuldade de aquisição” de medicamentos usados na intubação. No dia 10 de junho, um novo ofício pediu “máxima priorização” e apoio para aquisição dos insumos.

A Saúde justificou, por meio de nota, que a entrega dos medicamentos ficou comprometida devido a uma alta demanda internacional. “Desde setembro de 2020, o ministério acompanha, semanalmente, a disponibilidade dos medicamentos de intubação em todo o Brasil e envia informações da indústria e distribuidores para que Estados possam realizar as aquisições”, limitou-se a responder a pasta.

 

Da Agência PT de Notícias

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100