O deputado Ságuas Moraes (PT-MT) defendeu em pronunciamento no plenário a ampliação do debate sobre o projeto que trata da redução da maioridade penal, em tramitação na Casa. “Precisamos tratar desta questão com mais profundidade, fazer uma reflexão mais profunda porque, quando admitimos a possibilidade de que as crianças, os jovens vão para a cadeia, é porque já desistimos deles”, afirmou.
De acordo com Ságuas Moraes, é preciso interromper o ciclo de falência e, não, desistir das crianças e jovens. “Nós não temos o direito! Nós, enquanto poder público constituído, e a sociedade brasileira não temos o direito de desistir das nossas crianças, das crianças brasileiras. Eu sou médico pediatra e é comum entre os médicos, parentes, amigos, pais, perguntarem às crianças o que elas vão ser quando crescer. E a gente não escuta nunca uma criança, até os 10 anos, 12 anos de idade, dizer que quer ser bandido, que quer ser traficante. O que acontece dessa idade até os 16 anos é uma falência do nosso sistema social. Temos que intervir e interromper esse ciclo”, ressaltou o petista.
Encontro – O deputado Ságuas Moraes registrou ainda que acontece, em Cuiabá, o VI Encontro Nacional de Escolas de Conselhos. Em debate os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), formação para enfrentamento da violência contra os povos tradicionais e formação pós-processo unificado dos conselheiros.
O evento, que prossegue até o dia 26, é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Secretaria de Trabalho e Assistência Social do Mato Grosso.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara