Ságuas articula e Câmara aprova criação da Universidade Federal de Rondonópolis

O plenário da Câmara aprovou por unanimidade na terça-feira (19) o projeto de lei (PL 5273/2016) de autoria do governo Dilma, que cria a Universidade Federal de Rondonópolis. A aprovação ocorreu por consenso entre os partidos, a partir da articulação do deputado Ságuas Moraes (PT-MT), junto à Oposição e do deputado Daniel Vilela (PMDB-GO), na base do governo.

Ságuas, que foi o relator do PL na Comissão de Educação, citou que desde a semana passada o projeto estava pronto para ser votado, mas o presidente da Casa, Rodrigo Maia, não o colocou na pauta do plenário.

Além da UF de Rondonópolis, foi aprovada a criação das Universidades Federais de Jataí (PL 5275/16) e Catalão (PL 5271/16), ambas em Goiás; e da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (PL 5272/16), no Piauí; todas propostas pelo governo Dilma.

O deputado Rubens Otoni (PT-GO) disse que a proposta expressa o compromisso de seu partido com a luta pela educação pública de qualidade. “Esses campi já estão maduros, mais de 10 mil alunos e mais de 30 cursos, em Jataí e Catalão. Fortalecer o trabalho desenvolvido pela universidade federal do nosso estado, porque esse desmembramento cria as condições necessárias para melhor atendimento da nossa comunidade universitária”, disse.

Consenso – De acordo com o deputado Ságuas, o consenso entre os partidos foi fundamental pois caso ocorresse alguma divergência em plenário, a votação seria nominal, o que poderia ter inviabilizado a aprovação. Ele ainda ressaltou que mesmo com maioria para aprovar o texto, se a base do governo tivesse apresentado alguma discordância, o Planalto poderia trabalhar para prejudicar no Senado, a aprovação das novas Universidades.

“Desde a semana passada trabalhei na busca da unidade entre os partidos de Oposição e o deputado Daniel Vilela trabalhou para que os partidos da base também votassem unidos, pela criação das novas Universidades. Ao final, a bancada do Piauí também conseguiu apoio pela criação da Universidade do Delta do Parnaíba”, explicou Ságuas.

Rondonópolis – A transformação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), localizado em Rondonópolis, em Universidade Federal autônoma é um sonho antigo da comunidade acadêmica da região sul do Estado.

No dia 9 maio de 2016, a então presidenta Dilma assinou em cerimônia no Palácio do Planalto, a mensagem de criação das Universidades. O texto foi encaminhado à Câmara e tramitou como Projeto de Lei. Ao relatar na Comissão de Educação o PL da Federal de Rondonópolis, Ságuas destacou que a nova Universidade “beneficiará toda a população do sudoeste de Mato Grosso e contribuirá para o desenvolvimento da região”.

Todos projetos que criam as universidades federais serão enviados ao Senado para apreciação.

PT na Câmara com Assessoria de Imprensa

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também