Rui Falcão aciona TSE contra Bolsonaro por abuso de poder econômico e propaganda eleitoral antecipada

Deputado Rui Falcão. Foto: Gabriel Paiva

O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) ingressou nesta segunda-feira (18), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com um pedido de apuração e investigação da motociata “Acelera para Cristo 2022”, realizada na última sexta (15), com a participação do presidente Jair Bolsonaro, e paga com recurso público. “É preciso apurar esses fatos que podem configurar abuso de poder econômico, político, uso indevido de meios de comunicação social, corrupção, fraude e propaganda extemporânea”, afirma o parlamentar.

No pedido ao ministro corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mauro Campbell Marques, o deputado requer que a ação seja incluída no Inquérito Administrativo 2021.00.000005444-5, que corre desde agosto de 2021.

Na petição, o deputado argumenta que a preparação do evento teve elevado custo ao erário – só o estado de São Paulo gastou R$ 1 milhão -, conforme foi noticiado pelo Jornal Folha de S. Paulo. “É claro que, além dos custos para o estado de São Paulo, outros ainda são suportados pela União, tais como os valores envolvidos em passagens/deslocamentos aéreos, hospedagens, descolamento em solo, combustíveis (do presidente e de sua comitiva), além dos certamente elevados gastos com equipes de segurança”, destaca o deputado, na representação.

Rui Falcão informa ainda que, após o percurso feito com as motos (com paradas em locais estratégicos a fim de realizar fotos e registros em áudio e vídeo), o presidente Bolsonaro discursou em palanque previamente preparado “e ali, passou a golpear mais uma vez a Justiça Eleitoral, questionando levianamente sua isenção no exercício de sua função institucional que zelar pelo processo democrático ao externar que a política do WhatsApp para o Brasil, após acordo firmado com a Justiça Eleitoral (que realiza incessante luta contra os processos de desinformação que açoitam a democracia brasileira e mundial), representaria cerceamento, censura e discriminação e que não poderia ser aceito”.

Do Pedido

Rui Falcão requer na ação que seja solicitado que o governo de São Paulo, município de São Paulo, de Campinas e de Americana informem todos os custos que tiveram para possibilitar a organização da motociata “Acelera para Cristo 2022”; que seja solicitado do governo federal a indicação de todos os custos que teve para possibilitar a participação de Jair Bolsonaro e sua comitiva no evento; e que seja diligenciado, junto aos organizadores do evento “Acelera para Cristo 2022” se houve o patrocínio de pessoas jurídicas.

O deputado solicita ainda que tudo o que for apurado seja devidamente documentado para que, posteriormente, possam os colegitimados para as ações eleitorais (Ministério Público, candidatos, partidos políticos, coligações e federações) ajuizar as Representações Eleitorais que entendam cabíveis.

Além de Rui Falcão, o documento é assinado pelos advogados Marco Aurélio de Carvalho e Fabiano Silva dos Santos.

Leia a íntegra da ação:

2022_PETIÇÃO NOS AUTOS DO INQUÉRITO ADMINISTRATIVO_BOLSONARO_MOTOCIATA ACELERA PARA CRISTO 2022 (5)

Da Redação do PT na Câmara

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100