Rosa Neide é a única parlamentar de Mato Grosso que apresentou emenda por mais recursos no Fundeb

O atual Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo ex-presidente Lula em 2006, possui vigência até 31 de dezembro de 2020. O Fundo é responsável pelo financiamento de 40 milhões de alunos na educação básica no Brasil.

O texto foi apresentado na comissão especial da Câmara dos Deputados no dia 18 de fevereiro. A expectativa era de que fosse votado, mas houve um pedido de vista coletiva (mais tempo para analisar a matéria). Nesta quarta (11), ele deve ser votado.

“Preocupa-nos muito porque o Fundeb está vinculado a todas as matrículas da educação básica do Brasil. De Todo financiamento que municípios e estados têm à sua disposição, mais de 60% são recursos do Fundeb. Temos o relatório apresentado na Comissão Especial (PEC 15/15), que precisa ser aperfeiçoado. Caso não seja aprovado, a educação básica brasileira entrará em colapso”, explicou Rosa Neide.

PT em defesa da educação pública

Preocupada com o futuro da educação básica do País, Rosa Neide apresentou emenda com a Bancada do PT, apoiada por diversos setores da sociedade. O texto entre outras proposições reforça a instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE); veda a utilização de recursos de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) para o pagamento de aposentadorias e pensões; constitucionaliza a lei que destina recursos provenientes da exploração mineral para educação; ratifica o Custo Aluno-Qualidade (CAQ) como parâmetro de financiamento; preserva o incremento real anual do piso do magistério; propõe a instituição do piso para os demais profissionais da educação e propõe o investimento a partir de 20%, já no primeiro ano, até chegar aos 40% de complementação da União ao Fundeb.

Para ela, uma das grandes vitórias da educação brasileira será colocar o Fundeb no corpo permanente da Constituição Federal e torná-lo perene. “Nossa luta é por mais recursos públicos para financiar a educação pública e gratuita em nosso País”, afirmou Rosa Neide.

 

Assessoria de Comunicação

Foto – Gustavo Bezerra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100