Rogério Correia quer explicações sobre “orçamento secreto” do governo Bolsonaro

Deputado Rogério Correia. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O deputado Rogério Correia (PT-MG) protocolou nessa quarta-feira (9), na Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos (CTASP), o requerimento (Req 66/21) com pedido de audiência pública para debater a execução Orçamentária relativa às emendas do relator-Geral à Lei Orçamentária Anual correspondentes aos anos de 2020 e 2021.

O parlamentar também solicitou que sejam convidados os representantes do Tribunal de Contas da União, da Procuradoria-Geral da República, Lucas Rocha Furtado, subprocurador-geral do Ministério Público de Contas da União (MPU), entre outros para comparecer à Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos (CTASP).

Em audiência pública da CTASP, realizada em 8 de junho, o ministro Rogério Marinho tentou prestar esclarecimentos sobre denúncias de um orçamento secreto e o uso de emendas parlamentares para garantir apoio do Congresso Nacional. Segundo o ministro, a execução orçamentária dos recursos provenientes das emendas do relator-Geral ao Orçamento do Ministério do Desenvolvimento Regional se dá por indicação direta do relator-Geral do Orçamento.

Tratoraço

O jornal Estado de S.Paulo publicou uma série de matérias que apontou que o governo abriu um orçamento de R$ 3 bilhões — repassados à empresa estatal Codevasf pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) — e destinado os recursos para 285 parlamentares aplicarem em obras de seus respectivos redutos eleitorais. Boa parte do valor seria investido na compra de 90 tratores, nove motoniveladoras e 12 carregadeiras. Por essa razão, a manobra foi denominada “tratoraço”.

“Os impactos causados pelo desvirtuamento das emendas do relator-Geral, cuja finalidade seria tão somente promover pequenos ajustes na PLOA, da forma como concebido e executado no âmbito dos orçamentos dos dois últimos anos, pode ser considerado um aplicação inapropriada do conceito e da sua finalidade, com forte impacto negativo no planejamento da ação estatal, na eficiente alocação de recursos e na precarização de políticas públicas que se distanciam do ponto ótimo ou razoável de eficiência, eficácia e efetividade, levando a consequências desastrosas para a sociedade, notadamente no momento de restrição fiscal e, sobretudo, nas políticas públicas de enfrentamento da pandemia produzida pela Covid-19”, afirmou o deputado no documento.

Lorena Vale

Leia a íntegra do requerimento:

REQ-66-2021-CTASP by PT na Camara on Scribd

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex