Rogério Correia é indicado relator para a CPI da tragédia de Brumadinho

O deputado Rogério Correia foi escolhido, nesta quinta-feira (25), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar as causas do rompimento da barragem de mineração Mina Córrego do Feijão, da empresa Vale S.A. em Brumadinho (MG), em 25 de janeiro deste ano.

“Essa não é uma comissão que ficamos felizes por criar, mas é uma comissão necessária para fazermos justiça pelas vítimas, suas famílias e toda sociedade impactada por essa tragédia”, destacou Rogério Correia após assumir como relator da CPI.

O parlamentar lembra que foi com tristeza que os mineiros viram o rio Doce carregando a lama até o oceano Atlântico, passando pelos morros de Minas e chegando ao Espírito Santo em decorrência do rompimento da barragem da Samarco em Mariana. “Depois, com mais tristeza ainda, vimos a Vale em Brumadinho despejar milhões de litros de rejeitos no rio Paraopeba e matar centenas de pessoas”, lamentou.

A CPI, de acordo com Rogério Correia, tem papel fundamental para ajudar a descobrir “quem são os responsáveis por esse crime e impedir que situações como essas não voltem a ocorrer no Brasil. Além disso, devemos contribuir com a elaboração de outros projetos de lei, olhar as questões de segurança das barragens, acompanhar os processos necessários de descomissionamento, entre tantas outras tarefas”, adiantou.

Rogério Correia afirma que o trabalho da CPI precisa ser feito com agilidade. “Estamos iniciando essa CPI três meses após o rompimento da barragem, mas é importante destacar que durante todo esse tempo não estivemos parados. Através da Comissão Externa fizemos um árduo trabalho e apresentaremos ao plenário da Câmara no dia 30 de abril nove projetos de lei que modernizarão a legislação federal do setor minerário”, enfatizou.

Os trabalhos da CPI ocorrerão de forma coletiva com todos os deputados da comissão e articulada com a CPI do Senado e a CPI da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, além de acompanhar também o trabalho das outras instituições que estão envolvidas na apuração do caso.

O parlamentar mineiro registrou indignação com os desembargadores do TRF-1 por retirarem a acusação de homicídio contra todos os indiciados pelo crime de Mariana apesar das provas apresentadas. “A CPI então terá também esse papel de ajudar a não deixar impunes os responsáveis por esse crime ocorrido em Brumadinho”, finalizou.

Participam como titulares da CPI os deputados petistas de Minas Gerais Leonardo Monteiro, Padre João, Patrus Ananias e Reginaldo Lopes. Os suplentes são Margarida Salomão e Odair Cunha.

Assessoria de Comunicação

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100