Foto: Agência Câmara
O deputado Rogério Carvalho (PT-SE) questionou, em plenário, a postura de partidos da oposição, citando o DEM e o PSDB, de esvaziarem a CPI Mista da Petrobras e a CPI do Senado. “Eles tanto defenderam a CPI Mista, inclusive, recorrendo ao Supremo Tribunal Federal para sua instalação e depois são os primeiros a matarem a CPI por inanição”, disse.
Para o deputado, a CPI da Petrobras serve apenas para favorecer multinacionais do petróleo. Ou seja, a oposição DEM-PSDB quer desgastar a imagem da Petrobras e retomar entrega das reservas às empresas estrangeiras.
Ainda, na avaliação de Rogério Carvalho, é preciso que a sociedade brasileira, os sindicatos, os trabalhadores do setor petrolíferos, a indústria naval, e diversas empresas e trabalhadores da economia verticalizadas da área do petróleo fiquem atentos aos rumos da CPI da Petrobras no Congresso. Segundo ele, “haverá quem defenda a mudança do sistema de exploração do pré-sal brasileiro e o regime de partilha, criado pela Lei 12.351, de 2010, que determina a Petrobras como operadora única de todos os blocos de óleo e participação mínima de 30% nos consórcios que ganham licitação das reservas”.
Na avaliação de Rogério Carvalho, o senador Aécio Neves, pré-candidato tucano à presidência da República e o principal porta-voz da oposição na CPMI da Petrobras, já declarou publicamente que, se eleito, poderá rever o modelo de partilha. Por outro lado, disse, “nosso governo jamais perdeu de vista a importância da Petrobras para o Brasil”.
PT na Câmara