Os deputados Rogério Correia (PT-MG) e Erika Kokay (PT-DF) afirmaram nesta quinta-feira (28) que mais uma vez foi desmascarada a mentira contada pela elite brasileira – responsável pelo golpe de 2016 – de que a derrubada da ex-presidenta Dilma Rousseff era necessária para impulsionar o crescimento econômico. Segundo eles, a enganação ficou demonstrada novamente após a divulgação do pífio crescimento do PIB em 2018, de apenas 1,1%, realizada pelo IBGE. No início do ano passado, analistas do mercado financeiro chegaram a prever que esse índice chegaria a 3% no período.
“A propaganda falava em retomada e economia em alta após a queda de Dilma. Mas a realidade do golpe foi outra. Mentiram para o povo”, acusou Rogério Correia. A deputada Erika Kokay ressaltou que a mentira contada também resultou em recessão econômica e desemprego. “Desde o golpe de 2016 que ‘pibinho’ de 1% passou a ser comemorado pela mídia como índice chinês de crescimento econômico. A aventura golpista jogou o Brasil no abismo da recessão e do desemprego”, destacou.
Os petistas afirmaram ainda que o governo de Bolsonaro, que adota uma política econômica ainda mais afinada com o interesse do mercado financeiro, também não traz perspectivas de crescimento econômico. Os parlamentares lembram que agora a ilusão que o novo governo tenta vender à população, é a de que a Reforma da Previdência será a solução para estimular o crescimento da economia.
“Como sabemos, preparam mais mentiras. Como a de que a ‘reforma’ da Previdência de Bolsonaro e do novo ‘economista dos sonhos do mercado’, o operador de capitais Paulo Guedes, trará, enfim, a redenção econômica. Cascata que não sobrevive a qualquer análise isenta”, alertou Rogério Correia.
Na mesma linha de raciocínio, Erika Kokay afirmou que “Bolsonaro é a continuidade do caos econômico e social” do País.
Héber Carvalho
Arte do card: Mandato Rogério Correia