Resultado do Governo Lula em 2023 foi muito positivo, avalia líder Guimarães

José Guimarães, líder do Governo na Câmara. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, nessa terça-feira (27/2), o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), avaliou que o ano de 2023 foi positivo para o Governo Lula e que 2024 “será ainda mais produtivo”. Ele destacou os projetos aprovados, a relação do Legislativo com o Executivo e a luta para manter a democracia forte no País como conquistas dos primeiros 12 meses de Lula à frente do Executivo.

“Formamos um governo amplo, o chamado governo de coalizão, e, com todas as divergências que temos – e que ele tem, porque é um governo democrático -, concluímos 2023 com um saldo político muito grande. O País melhorou, o País voltou, as instituições voltaram, e talvez tenhamos feito a coisa mais importante em 2023, que foi derrotar a tentativa de golpe, a tentativa de interdição da democracia”, ressaltou Guimarães.

2024

O cearense avalia que 2024 “será bem melhor e muito mais produtivo” do ponto de vista da reconstrução nacional liderada pelo presidente Lula. Segundo José Guimarães, o Congresso Nacional vai voltar a discutir pontos e projetos da Reforma Tributária que ainda precisam ser votados e regulamentados.

Também será discutida e votada a reoneração da folha de pagamento. A Medida Provisória nº 1.202, de 2023, será rediscutida, já com as alterações do governo, entre as quais a exclusão dos 17 setores que mais empregam no País. O governo enviará um projeto de lei em regime de urgência a fim de debater acerca da reoneração da folha no Congresso Nacional.

Guimarães cita ainda que há programas, projetos e ações dos ministérios da Fazenda, da Educação, da Saúde, do Desenvolvimento Regional, e do Ministério das Cidades em todas as áreas. “Sou otimista quanto a 2024. As condições estão dadas. O Brasil está se modernizando cada vez mais, o investimento estrangeiro está presente, tivemos o lançamento do PAC com o investimento de R$ 1 trilhão e 700 bilhões e, no próximo dia 7, o presidente Lula vai anunciar o PAC Seleções”, anunciou Guimarães.

Alianças

Para o parlamentar as alianças com os partidos que apoiam o governo foram fundamentais, além dos acordos que foram feitos para vencer “o retrocesso civilizatório” que foi instalado no Brasil com o desgoverno de extrema direita do ex-presidente Jair Bolsonaro. José Guimarães também reconheceu que o Congresso Nacional “não faltou” com o governo.

Projetos aprovados

José Guimarães apontou que as matérias apresentadas pelo Executivo, as aprovadas no Congresso Nacional, como a PEC da Transição e a Reforma Tributária, foram fundamentais para que o Brasil começasse a ser reconstruído, pudesse recompor os programas sociais – essenciais para melhorar a vida dos brasileiros e brasileiras – e fortalecer as políticas públicas.

“Todos os indicadores da economia apontam que o Brasil este ano vai continuar crescendo, assim como as suas exportações e o saldo da balança comercial. Os agourentos diziam que em 2023 o PIB não cresceria 1%, mas ele cresceu mais de 3,2%”, apontou o deputado.

Genocídio

O líder do governo aproveitou para declarar seu apoio ao presidente Lula que denunciou ao mundo as ações “perversas” do Governo de Israel que está praticando um genocídio contra a população palestina que vive na Faixa de Gaza. “As palavras de um estadista do tamanho e com o compromisso do presidente Lula fizeram com que o mundo se unificasse para dizer: ‘Basta de guerra. Basta de genocídio. Basta de matança indiscriminada de crianças e mulheres inocentes na Faixa de Gaza’. Nem as ações terroristas de Hamas muito menos as ações criminosas do primeiro-ministro de Israel deveriam estar governando aquele País”, finalizou José Guimarães.

Lorena Vale

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também