Representação brasileira no Parlasul discute ampliação de fundo institucional

A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) promove audiência pública nesta terça-feira (27) para ouvir o embaixador Antônio José Ferreira Simões, subsecretário-geral da América do Sul, Central e Caribe do Ministério das Relações Exteriores. O tema da palestra será o Fundo de Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem). Para o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), integrante do Parlasul, o Focem é fundamental para a integração entre os países do bloco.

“A criação do Fundo foi o reconhecimento de que a integração dos países que compõem o Mercosul deve se dar de forma igualitária, promovendo o desenvolvimento de forma harmônica. Eu, particularmente, defendo a ampliação deste Fundo como forma de ajudar na resolução de problemas sociais e econômicos dos países do bloco”, declarou Dr. Rosinha.

O parlamentar destacou ainda que a União Europeia já dispõe, há muitos anos, de um fundo de desenvolvimento semelhante ao Focem. Segundo Dr. Rosinha, esse instrumento permitiu a melhoria nas condições sociais e econômicas de vários países que hoje constituem o bloco europeu.

O Focem, criado em 2004, é uma reserva de recursos para financiar programas que promovam a convergência estrutural para desenvolver a competitividade e a promoção da coesão social. A ideia é priorizar economias menores e regiões menos desenvolvidas.

Antes de assumir, em janeiro de 2010, a subsecretaria, Simões foi embaixador do Brasil na Venezuela, e coordenador-geral para as negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). A audiência será às 14h30 no Plenário 19 da ala Alexandre Costa do Senado Federal.

Equipe Informes com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também