Bancada do PT vota a favor das novas regras para gastos com hospitais universitários

Aprovado projeto que fortalece um conjunto de atividades da área de saúde e melhora o funcionamento dos hospitais universitários - Foto: Secom/UnB

Deputado Bohn Gass – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Com o voto favorável da Bancada do PT, o plenário da Câmara aprovou na noite desta terça-feira (10/9) o projeto de lei complementar (PLP 72/24), do Senado, que exclui despesas com pessoal de hospitais universitários do montante a ser considerado para o cumprimento do limite mínimo a ser aplicado anualmente em saúde pública por parte dos governos federal, estaduais e municipais. Ao defender a aprovação do projeto, o deputado Bohn Gass (PT-RS) afirmou que além de reforçar o orçamento da Ebserh, empresa pública responsável pelo funcionamento dos hospitais universitários, o PLP fortalece o SUS (Sistema Único de Saúde).

Leia Mais: Luizianne propõe sala de acolhimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista nas universidades

“É um projeto fundamental que fortalece um conjunto de atividades da área de saúde, melhora o funcionamento dos hospitais universitários, ajuda a reduzir filas e garante a ampliação de cursos de medicina”, afirmou Bohn Gass. Ele destacou ainda que o projeto é importante porque vai permitir que os recursos das emendas parlamentares liberadas para esses hospitais sejam utilizadas em custeio e investimento.

Recursos obrigatório para a saúde

Pelo texto aprovado, que segue para sanção presidencial, não poderão ser consideradas dentro do mínimo aplicado em saúde pública as remunerações de pessoal ativo e inativo dos hospitais universitários ou de entidade pública responsável por sua administração. O percentual é definido pela Constituição e pela Lei Complementar 141/12, sendo 12% dos impostos para os estados, 15% dos impostos para os municípios e 15% da receita corrente líquida no caso da União.

Atualmente, a lei determina excluir do piso mínimo apenas o pagamento de aposentadorias e pensões, inclusive dos servidores da saúde, e com pessoal ativo da área da saúde quando em atividade alheia à área.

Apesar dessa restrição, despesas com custeio e investimento nos hospitais universitários, inclusive por meio dessas entidades, passarão a ser consideradas dentro do limite mínimo a ser aplicado anualmente. Assim, esses gastos, antes não contabilizados para essa finalidade, passarão a contar.

Emendas parlamentares

O projeto aprovado também permite o repasse de recursos de emendas parlamentares para custeio e investimento nesses hospitais por meio de descentralização de orçamento do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para essas instituições ou para a entidade pública responsável por sua administração.

Os deputados petistas Jorge Solla (BA) e José Guimarães (CE) também defenderam a aprovação do projeto que vai garantir mais recursos para a saúde.

Prevenção da violência nas escolas

Deputada Erika Kokay – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Também com o voto do PT, foi aprovado o projeto de lei (PL 5671/23), que institui diretrizes de implementação de equipamentos e de medidas de segurança voltadas à prevenção e ao combate à violência em âmbito escolar. A deputada Erika Kokay (PT-DF) defendeu a aprovação do projeto afirmando que a escola não pode ser um local de violência, ela deve ser um espaço de acolhimento. “É fundamental a valorização da escola, porque a educação é fundamental para o conjunto das políticas públicas”, afirmou. O texto segue para apreciação do Senado.

Urgências

Na mesma sessão também foram aprovados dois requerimentos que garantem o regime de urgência para a tramitação de dois projetos de lei. Um deles, o PL 2762/24, do Poder Executivo, cria a Política Nacional de Cuidados. O outro, o PL 658/21, regulamenta a produção, importação, exportação, comercialização e uso de bioinsumos agrícolas.

 

Vânia Rodrigues

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo