O deputado Renato Simões (PT-SP) se reuniu na quinta-feira (17), com o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coelho, e com o presidente da OAB de Rondônia, Andrey Cavalcante de Carvalho, para falar sobre sua proposta de criação do Prêmio Evandro Lins e Silva de Direitos Humanos.
O Projeto de Resolução da Câmara nº 234/13, que cria o prêmio ,tem como objetivo homenagear anualmente três pessoas ou instituições que se destacarem em ações em favor dos direitos humanos.
“Estamos reunindo esforços para aprovarmos a urgência desse projeto para que a promoção e a defesa dos direitos humanos sejam reconhecidas”, comentou Simões.
O presidente do Conselho Federal da OAB, reforçou seu apoio à criação da lei. “Nessa manhã estive com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para propor a criação do memorial Evandro Lins e Silva em Parnaíba, Piauí, onde ele nasceu. Essas ações conjuntas irão valorizar e reconhecer aqueles que lutam pelos direitos humanos”, acrescentou o presidente.
Evandro Lins e Silva (1912-2002) foi jurista, jornalista e político brasileiro que ocupou importantes cargos no país. Foi ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), onde foi cassado pela ditadura; procurador-geral da República, chefe da Casa Civil e ministro de Relações Exteriores, além de ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Ele foi ainda, correspondente da Organização das Nações Unidades (ONU), no Brasil nos assuntos penais e penitenciários.
Assessoria Parlamentar