O deputado Reimont (PT-RJ) apresentou, nesta sexta-feira (1°/12), véspera do Dia Nacional do Samba, o projeto de lei (PL 5820/2023), que cria o Programa Nacional de Salvaguarda, Fomento e Incentivo ao Samba Brasileiro.
A iniciativa, a ser promovida pelo Ministério da Cultura, tem como objetivo valorizar a memória, promover o resgate cultural e estimular as novas formas de pensar e fazer o gênero musical.
Economia
“O samba é uma ferramenta que impulsiona negócios e serviços, ao mesmo tempo que preserva e fortalece a cultura brasileira, movimentando toda uma cadeia produtiva, gerando empregos e criando uma economia local se faz necessário fomentar e incentivar o samba no Brasil”, afirma Reimont, que é vice-líder do PT na Câmara.
“As rodas de samba são instrumentos capazes de impulsionar praças, bares e eventos, promovendo a inovação e a tradição, assim esse projeto será capaz de promover o intercâmbio entre os artistas locais e regionais, descobrir novos talentos, divulgar novas formas de representação e enriquecer o acervo artístico cultural do país”, continua o deputado.
“Importante também destacar, que no Brasil, nossas escolas de samba também dão uma grande contribuição a esse estilo musical genuinamente brasileiro e também à nossa cultura, gerando trabalho e emprego durante o ano inteiro, envolvendo as comunidades a qual cada uma pertence”, completa.
Assessoria de Comunicação deputado Reimont