A deputada Reginete Bispo (PT-RS) usou a tribuna da Câmara nesta terça-feira (5) para se solidarizar com as famílias atingidas pela forte chuva e ventania causada por um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. “Como representante do povo gaúcho quero manifestar a minha profunda solidariedade com as famílias afetadas pelas terríveis enchentes que atingem o nosso estado, especialmente Marau e Passo Fundo. Ver essas comunidades sofrerem é devastador”, afirmou a deputada que nasceu em Marau e já morou em Passo Fundo.
Ela informou que o governo federal, liderado pelo presidente Lula, está mobilizando todos os recursos necessários para ajudar essas famílias neste momento delicado. “Quero dizer que vocês não estão sozinhos nesta luta. Junto com os ministros, a Defesa Civil, as Forças Armadas, a bancada gaúcha, estarei atenta às demandas, trabalhando incansavelmente para fornecer assistência imediata às famílias afetadas e àquelas que precisam de ajuda, especialmente no resgate das pessoas desaparecidas e das que estão isoladas”.
Reginete disse que está recebendo relatos sobre a situação nas comunidades e citou que mais de 55 cidades foram atingidas no Planalto, na Serra, no Vale do Caí e no Vale do Taquari. “Todos esses danos são considerados públicos. Estaremos acompanhando para garantir que as autoridades dos municípios declarem situação de emergência”, completou.
Doações
Segundo a parlamentar, é hora de unir forças. “Estamos trabalhando sem parar para garantir que as medidas necessárias sejam tomadas e os recursos cheguem às mãos daqueles que mais precisam. Sei que nossa comunidade é forte e solidária. Pedimos a todas e todos que mantenham a calma e se ajudem mutuamente. Aqueles que estão dispostos a doar roupas, utensílios, produtos de higiene e outros itens, sua ajuda é inestimável. As doações têm sido recebidas pela Defesa Civil”, avisou.
A deputada também alertou para a necessidade, urgência, de repensar a nossa atuação sobre o meio ambiente. “Não podemos mais permitir a depredação do meio ambiente, da natureza, que provoca essas mudanças climáticas terríveis para o nosso estado, para o nosso País e para o mundo”.
Comitiva
A deputada informou ainda que amanhã (6), pela manhã, acompanhará a delegação do presidente Lula e dos ministros, que irá ao Rio Grande do Sul para ver de perto os trabalhos de socorro aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
De acordo com a Defesa Civil do estado 21 pessoas morreram e mais de 4,5 mil ficaram desalojadas entre a madrugada de segunda-feira (4) e esta terça-feira (5).
Muitas casas sofreram danos por conta da ventania, da chuva forte e da queda de granizo. Houve queda de energia em dezenas de cidades. Além disso, ainda há muitos pontos de alagamento.
Vânia Rodrigues