A deputada federal Reginete Bispo (PT-RS) apresentou nessa segunda-feira (21), um requerimento na Câmara dos Deputados, em que solicita o encaminhamento de uma Moção de Solidariedade à comunidade do Quilombo Pitanga dos Palmares, na Bahia, e aos familiares da Yalorixá Maria Bernadete Pacífico. Maria Bernadete, uma liderança espiritual e quilombola, foi brutalmente assassinada na última quinta-feira (17), em seu próprio terreiro, alvejada com 22 tiros. Ela lutava incansavelmente em defesa de seu território, ancestralidade e identidade.
Racismo
A deputada destaca que “a trágica morte de Maria Bernadete está inserida na triste realidade do racismo profundamente enraizado na sociedade brasileira, representando também um atentado aos valores dos direitos humanos e à preservação dos territórios tradicionais.”
No requerimento, Reginete Bispo reivindica às autoridades competentes medidas imediatas para elucidar o ocorrido e reparar as injustiças cometidas. Ela busca responsabilizar aqueles que perpetraram esse covarde assassinato e, ao mesmo tempo, assegurar a segurança imediata dos familiares de Mãe Bernadete e de outras lideranças locais.
Assessoria de Comunicação deputada Reginete Bispo