Nessa quarta-feira (15), as deputadas Reginete Bispo (PT-RS) e Ana Pimentel (PT-MG) uniram forças na Comissão da Mulher para aprovar requerimento (Req 45/2024), que propõe a Moção de Solidariedade às mulheres gaúchas, afetadas pela catástrofe climática iniciada em maio. O gesto solidário destaca o reconhecimento do papel desempenhado pelas mulheres gaúchas na superação da tragédia e na reconstrução de suas comunidades.
De acordo com o requerimento apresentado pelas petistas, “é importante reconhecer que desastres naturais afetam grupos sociais de maneiras diferenciadas, com mulheres, especialmente aquelas de grupos socialmente minoritários, enfrentando desafios adicionais devido a desigualdades já existentes”. A iniciativa aprovada destaca a importância de reconhecer e apoiar as mulheres gaúchas nesse momento de extrema vulnerabilidade.
No contexto de crise, as mulheres desempenham um papel fundamental no cuidado de suas famílias e comunidades, intensificando seu trabalho e enfrentando novas vulnerabilidades, como foi o caso dos abusos identificados em alguns abrigos.
“Mulheres periféricas, negras, indígenas, quilombolas, pequenas agricultoras, com deficiência, idosas e membros da comunidade LBTI+ estão entre os grupos mais afetados pela tragédia no Rio Grande do Sul, sofrendo opressão e agravamento de vulnerabilidades”, afirma a deputada Reginete Bispo.
Leia Mais:
Reginete Bispo: atuação em defesa da igualdade, justiça social e combate ao racismo
Assessoria de Comunicação da deputada Reginete Bispo