Reginete Bispo defende priorização de idosos no programa de educação de jovens e adultos

Deputada Reginete Bispo - Foto: Thiago Coelho

Por iniciativa da deputada federal Reginete Bispo (PT-RS), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa realiza, na próxima quarta-feira (5), audiência pública para discutir a educação da população idosa no Brasil. “O nosso objetivo é promover um debate aberto e aprofundado sobre a temática, considerando o crescimento demográfico brasileiro e o aumento da expectativa de vida no Brasil e, sobretudo, pela necessidade de propostas educacionais atualizadas voltadas para a educação ao longo da vida, mediadas pela garantia dos direitos à educação”, argumentou a parlamentar.

A proposta, explicou Reginete Bispo, está em diálogo com a legislação educacional e o Estatuto do Idoso. Ela acrescentou que o debate tem também como objetivo pensar sobre a importância da educação de idosos nos cursos de formação de professoras e professores nas redes de ensino superior.

“É importante refletir e problematizar a visibilidade da pessoa idosa na EJA (Educação Jovem e Adulto), sendo ele sujeito de direitos, com uma proposta pedagógica adequada que ofereça o reconhecimento das suas necessidades e peculiaridades no processo educativo dos espaços escolares”, defendeu.

A audiência pública será ainda uma oportunidade para tratar da educação da população idosa e de discutir com o Ministério da Educação a possibilidade do EJA tornar-se Ejapi (Educação Jovem, Adulto e Pessoa Idosa).

O debate contará com a participação de renomados especialistas e autoridades que atuam na área, entre eles: Kenio Costa Lima, coordenador-geral de Política de Envelhecimento Ativo e Saudável da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa; e Claudia Borges Costa, diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos da Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.

Participam também da audiência pública Marlene Souza Silva, da Coordenação Colegiada do Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Bahia; Deuzimar Costa Serra, da Universidade Federal do Ceará, Brasil; e Odete Antônia Bresolin, do Instituto Paulo Freire.

 

Da Assessoria de Comunicação da deputada Reginete Bispo

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também