Ao completar o primeiro ano na Câmara dos Deputados, a deputada Reginete Bispo (PT-RS) reafirma seu compromisso na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Como voz ativa no combate à fome, ao racismo e ao machismo, ela destaca a importância de estar ao lado do presidente Lula nesses objetivos. Como militante negra do Movimento Negro, sua presença no Congresso Nacional assume uma relevância singular.
Para Reginete Bispo, o retorno do presidente Lula possibilita o resgate de pautas essenciais para o bem-estar da população. “Com Lula na Presidência, resgatamos programas fundamentais, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, além do fortalecimento das políticas de combate ao racismo e à misoginia, com a implementação dos ministérios da Igualdade Racial, e das Mulheres”.
Dignidade ao povo negro
Na esfera legislativa, a parlamentar apresentou projetos de lei visando garantir mais dignidade para o povo negro e às mulheres. Destaca-se o PL 1102/2023, voltado ao combate ao trabalho escravo e o projeto de lei (PL 3268/2021) que declara feriado nacional o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, do qual Reginete é relatora. O presidente Lula já sancionou o projeto.
Reginete Bispo participa de três comissões permanentes, incluindo a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, além das comissões de Educação, e de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Além disso, ela coordena a Frente Parlamentar Feminista Antirracista e a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana. A deputada também tem forte atuação na recém-criada Bancada Negra e na Bancada Feminina.