Reginaldo Lopes: O Brasil nas Paralimpíadas

Líder Reginaldo Lopes. Foto: Gustavo Bezerra

O deputado Reginaldo Lopes mostra, na sua coluna no jornal O Tempo, que o bom desempenho dos paradesportistas brasileiros em Tóquio é consequência de investimentos em políticas públicas de incentivo

O Brasil tem feito bonito nas Paralimpíadas de Tóquio. Se mantiver a atual sexta posição no quadro de medalhas, será nosso melhor resultado na competição. Nas últimas três edições dos Jogos, o país ficou entre os dez primeiros colocados. O bom desempenho é consequência de uma crescente organização e incentivo nas modalidades paradesportivas que começaram no governo Lula, que exigia que qualquer iniciativa para o esporte olímpico deveria contemplar a vertente paralímpica.

No primeiro ano do governo petista, foi aprovada a Lei Agnelo Piva, que destina uma parte do dinheiro das Loterias Federais para o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). No período, foi criada a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a qual estou atuando para prorrogar na reforma do Imposto de Renda, que destina recursos provenientes de renúncias fiscais, e a Bolsa Atleta, que garante uma ajuda que vai de R$ 350 a R$ 15 mil para os contemplados. Em Tóquio, mais de 95% dos integrantes da delegação que têm deficiência recebem o benefício, e na Rio 2016 todos os brasileiros que ganharam medalha faziam parte do programa.

A presidenta Dilma seguiu o mesmo caminho e manteve a prioridade dada às modalidades paradesportivas. Em parceria com o governo de São Paulo, construiu em 2015 o Centro Paralímpico Brasileiro, um equipamento multiesportivo extremamente organizado e eficiente que ajuda a consolidar o esporte como meio de inclusão social. Na época, teve importante atuação o então presidente da CPB, Andrew Parsons, que, pelo seu exitoso trabalho, hoje preside o Comitê Paralímpico Internacional, mostrando a força do Brasil no cenário mundial.

Todos os investimentos fizeram com que nosso desempenho nos Jogos Paralímpicos fosse bem superior ao dos Olímpicos. Em Tóquio, o Brasil tem a quinta maior delegação do mundo, com 234 atletas com deficiência que competem em 20 dos 22 esportes do programa dos Jogos.

Na última semana, percorrendo o Estado na Caravana da Esperança, visitei Uberlândia e pude acompanhar de perto o destaque da cidade no cenário nacional dos paradesportos. Ela enviou a maior delegação de Minas Gerais, com 17 componentes, quase todos treinados no Praia Clube, que sozinho já garantiu quatro medalhas, sendo uma de ouro. O estabelecimento iniciou o trabalho com natação paralímpica em 2010 e há dois anos reforçou o alto rendimento. Para desenvolver sua ação, conta com o apoio de empresas que investem via lei de incentivo ao esporte.

O Clube se prepara para dar um grande salto. Está criando, com o apoio da prefeitura, aquele que será o segundo maior centro de excelência esportivo do país, ficando atrás apenas do localizado em São Paulo. A diretoria pretende trazer atletas de todas as modalidades do Brasil inteiro para treinar no novo espaço e alcançar um grande resultado na Paralimpíada de Paris 2024.

Dias atrás, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que a inclusão de alunos com deficiência em escolas públicas “atrapalham” o aprendizado das “crianças normais”. Mais um gesto de preconceito fascista deste governo. As Paralimpíadas mostram que eles só precisam de oportunidades, como todos os brasileiros. Assim como ensinou a atleta medalhista Verônica Hipólito: “A deficiência nada mais é do que uma característica. Não queremos piedade de ninguém, queremos autonomia e inclusão”.

Artigo publicado originalmente no jornal O Tempo

Reginaldo Lopes, é deputado federal (MG)

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100