Reginaldo Lopes entrega medalha do Mérito Legislativo em homenagem a Dom Phillips

Foto: Lula Marques

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), entregou hoje (7) a medalha Mérito Legislativo post mortem ao jornalista britânico Dom Phillips. Alessandra Sampaio, esposa de Dom Phillips, recebeu a honraria. O indigenista Bruno Pereira também foi indicado para receber a medalha pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Em 5 de junho desde ano, Dom Phillips e Bruno Pereira foram brutalmente assassinados durante uma expedição pelo Vale do Javari, segunda maior terra indígena do Brasil no Amazonas. Dom Phillips vivia no Brasil desde 2007 e escreveu sobre política, pobreza e desenvolvimento cultural no Brasil. O indigenista Bruno Pereira foi servidor público da Funai e era defensor dos direitos dos povos originários.

“Estamos homenageando os familiares de Dom Phillips, jornalista, ambientalista e indigenista e também do Bruno. Uma homenagem muito justa. Fizeram o bom combate, manifestaram suas preocupações com os povos originários, fizeram uma grande luta contra o desmatamento do nosso meio ambiente, da Amazônia”, reconheceu Reginaldo Lopes.

O líder reiterou que homenagem era um gesto de gratidão das bancadas do PT e do PSOL. Ele ainda reafirmou: “a gente vai fazer justiça e a luta desses dois grandes companheiros vai prevalecer viva no sentimento do povo brasileiro, e será expressa no Ministério dos Povos Originários, que o presidente Lula vai criar”.

O legado continua

Ao receber a medalha, Alessandra Sampaio ficou emocionada e disse que o reconhecimento dentro da Câmara Federal é fundamental para a preservação Amazônia e dos povos das florestas. “Eu acho que o legado do Dom e do Bruno é justamente conscientizar o máximo possível da importância da Amazônia para uma economia de futuro, com tecnologia da natureza. Uma das maiores riquezas que a gente tem no Brasil, não tenho a menor dúvida, é a Floresta Amazônica e seus povos”, destacou.

Clarisse Jabur, indigenista da Funai e amiga de Bruno, recebeu a honraria em nome da família. Clarisse espera que a luta pelos direitos dos povos originários continue viva. “Esse prêmio é importante para visibilizar a luta dele e de todos os indigenistas do Brasil. É o reconhecimento pela sua coragem, pela luta, além de todas as dificuldades, em defender os direitos dos índios até o final. Que no nosso futuro a luta dele continue viva”.

Café de manhã

Antes da sessão solene, a Liderança do PT recebeu Alessandra Sampaio e a Clarisse Jabur para um café da manhã com os deputados Reginaldo Lopes e Airton Faleiro (PT-PA), ambientalistas e defensores da causa indígena, para debater formas de dar continuidade à luta dos indigenistas.

Foto: Lula Marques

Reginaldo Lopes afirmou que a PEC do Bolsa Família, que deve ser aprovada ainda neste mês, garante recursos para o governo federal retomar os trabalhos de proteção da Amazônia e das terras indígenas. E reafirmou a criação do Ministério dos Povos Originários.

Os parlamentares também agradeceram o apoio do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), que garantiram a presença de Alessandra na sessão solene.

Júlio Lancellotti

O deputado Odair Cunha (PT-MG) também entregou a medalha Mérito Legislativo aos representantes do Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e do padre Júlio Lancellotti.

Foto: Lula Marques

 

Lorena Vale

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100