Reginaldo Lopes é o novo líder do PT na Câmara

Novo líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG) e o ex-líder, deputado Bohn Gass (RS) - Foto: Lula Marques

O deputado federal Reginaldo Lopes (MG) foi eleito hoje (20) novo líder do PT na Câmara para o ano legislativo de 2022, sucedendo ao deputado Elvino Bohn Gass (RS), que ocupou a Liderança neste ano. A eleição de Reginaldo foi por aclamação de toda bancada petista. Com 48 anos, ele é o parlamentar mais jovem a assumir o cargo de líder do PT.

Ele agradeceu pelo apoio recebido da bancada e declarou que vai assumir o cargo para dar sequência à “resistência contra o projeto de destruição do País” levado a cabo pelo governo de extrema direita Jair Bolsonaro. E acrescentou: “E com a esperança de construir uma transição de volta para democracia e do cuidado com a nossa gente, que só é possível com Lula presidente”.

Compromisso social e partidário

O ex-líder Bohn Gass saudou Reginaldo e destacou sua capacidade para comandar a maior bancada de oposição num ano estratégico, de eleições presidenciais, em que o desafio principal é tirar do Palácio do Planalto o ex-capitão e seu projeto de destruição de direitos sociais e trabalhistas e geração de miséria, fome e aniquilamento ambiental

“Reginaldo tem história de compromisso social e partidário, experiência, grande capacidade de articulação. Estaremos bem liderados”, afirmou Bohn Gass.

Reginaldo Lopes disse que sua atuação será em torno de três eixos centrais: resistência contra o governo Bolsonaro e os retrocessos impulsionados pelo governo militar; construção de programas inovadores que ajudem a preparar o Brasil para desafios atuais em um eventual governo Lula a partir de 2023, e organização da transição a partir do ano que vem, já que considera a eleição do ex-presidente como certa.

O parlamentar mineiro disse que os 53 integrantes da Bancada terão em 2022 o desafio de continuar resistindo contra o governo Bolsonaro. Ele elogiou o papel de Bohn Gass como líder ao longo de 2021, com a unidade da bancada contra a máquina destruidora de direitos criada por Bolsonaro. Apontou que o PT, junto com outros partidos de oposição, foi fundamental para evitar inúmeros retrocessos, como a Reforma Administrativa (PEC 32) e mudanças antidemocráticas da legislação eleitoral. “A bancada lutou contra o racismo e a violência política e de gênero e teve papel estratégico na defesa dos recursos para a educação”, acrescentou.

 

Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) – Foto: Lula Marques

Biografia

Reginaldo Lázaro de Oliveira Lopes nasceu no dia 2 de abril de 1973, em Bom Sucesso, Minas Gerais. Filho de trabalhadores rurais, o quarto em uma família de sete irmãos, começou a trabalhar ainda cedo, vendendo picolé e, posteriormente, em uma padaria. Ele é economista, formado pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)  e exerce seu quinto mandato como deputado federal pelo PT de Minas Gerais.

É autor do projeto que deu origem à Lei de Acesso à Informação, um dos mais importantes instrumentos de enfrentamento à corrupção, e da Lei 14.128/2021, que garante indenização aos trabalhadores da saúde que não puderem mais trabalhar em razão da Covid, ou às suas famílias, em caso de morte.

Hoje, é um dos parlamentares mais influentes do Congresso, segundo o DIAP, e foi considerado um deputado “Amigo da Educação”, pela Unesco. Entre as suas muitas ações nessa área, estão o Estatuto da Juventude e a relatoria do novo Fies. Foi idealizador e presidente da primeira comissão que tratou de políticas públicas para as juventudes na história do Congresso Nacional e atualmente preside e coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais.

Reginaldo criou e presidiu a CPI de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens Negros e Pobres, que apresentou uma série de projetos para mudar o atual sistema de segurança pública e todo o caminho penal no Brasil, lutando contra o racismo estrutural e fazendo o Congresso Nacional reconhecer sua existência.

Ele tem se dedicado a discutir um novo modelo econômico e tributário para o Brasil. Apresentou projeto para a criação de uma Renda Básica Universal, pelo Imposto sobre grandes fortunas, pela taxação de lucros e dividendos e pela correção da tabela de Imposto de Renda.

Recentemente, passou a coordenar a implementação do Fundo Municipal de Empreendimento Coletivo, Qualificação e Inserção Profissional (FMEC), para ajudar a transformar os municípios em uma incubadora de investimentos, que gerem emprego, renda, riqueza, desenvolvimento e mais sustentabilidade. A saúde animal também é uma preocupação do seu mandato, tendo apresentado projeto para criar o SUS Animal, garantindo universalização do acesso e do atendimento aos animais de companhia.

Em março de 2020, no início da pandemia, apresentou uma notícia-crime contra Jair Bolsonaro pela condução criminosa da crise sanitária. A peça recebe até hoje novos fatos, crimes e denúncias e jamais foi arquivada. Chegou a ser enviada à Procuradoria-geral da República e tem o poder de afastar o presidente, ou até mesmo causar a perda de mandato por crimes de responsabilidade, contra a saúde pública e de prevaricação.

Lidera um mandato popular, humanista e participativo, responsável por muitas conquistas por meio de emendas parlamentares, leis e votos sempre para defender o povo, Minas Gerais e o Brasil.

 

Redação PT na Câmara

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100