Em discurso na tribuna da Câmara, nesta terça-feira (4), o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) criticou o sistema financeiro brasileiro, que vive ao sabor dos ventos com tributação mínima e qualquer tipo de regulação. O deputado cobrou coragem do Congresso Nacional para enfrentar esse debate e, juntamente com o próximo governo, propor a regulação desse setor. Para ele, é inaceitável que, enquanto o País amarga taxas recordes de desemprego, o sistema financeiro, oligopolizado por meia dúzia de bancos, bata recordes em lucratividade.
“É um absurdo o ganho do setor financeiro nos últimos seis meses. Isso contrasta com a realidade de um País que tem agora 30 milhões de brasileiros desempregados, subocupados e sem renda. Somam-se a essa estatística mais 63 milhões de trabalhadores no SPC, acrescidos de 40% dos jovens que não estudam e nem trabalham. Enquanto isso, o sistema financeiro, os banqueiros, meia dúzia de banco, em 6 meses, ganharam 80 bilhões de reais. Chegou a hora de esta Casa e um governo sério regularem o sistema financeiro”, defendeu Reginaldo Lopes.
De acordo com o deputado, o Brasil deve tomar as rédeas das instituições financeiras e seguir o exemplo dos americanos, que, na década de 40, adotaram medidas para controlar o seu mercado financeiro. “Vamos enfrentar e fazer como os Estados Unidos, que regularam o sistema financeiro daquele País. Defendemos que quanto maior o juro, maior deve ser a tributação; e, quanto menor o juro, menor tributação, para que o Brasil volte a ser feliz”, argumentou.
Benildes Rodrigues