O novo líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (22) mais uma notícia-crime contra o presidente da República Jair Bolsonaro. Na denúncia, o deputado aponta que o presidente incitou crime ao ameaçar expor técnicos da Anvisa pela aprovação da vacinação em crianças, infringindo o artigo 286 do Código Penal. Após as ameaças de Bolsonaro de divulgar nomes dos técnicos responsáveis pela aprovação da medida, mais de 150 ameaças a funcionários da agência foram registradas somente por e-mail, além de incontáveis outras pelas redes sociais.
“Mais uma vez, o presidente tenta colocar parte da população brasileira contra os agentes públicos, em uma tentativa de constrangimento que os põe em risco físico”, diz o deputado, que já apresentou outras denúncias contra Bolsonaro por crimes contra a saúde pública e de responsabilidade.
A peça, que também foi assinada pelos advogados Joelson Dias e Joaquim Pedro de Medeiros Rodrigues, dos escritórios de advocacia Barbosa Dias e Pisco & Rodrigues, respectivamente, poderá ser enviada à Procuradoria-Geral da República, que por sua vez tem o poder de abrir uma denúncia contra o presidente Bolsonaro, que pode levar, inclusive a seu afastamento por 180 dias.
Leia a íntegra da notícia-crime:
Reginaldo Lázaro de Oliveira Lopes. Noticia Crime 21.12.21 (1)
Assessoria Parlamentar