Reforma Tributária: Líder Pimenta conhece Zona Franca de Manaus a convite do deputado José Ricardo

Como membro das comissões da Reforma Tributária; da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (Cindra); e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Federal, o deputado José Ricardo (PT-AM) está pedindo apoio de parlamentares e suas bancadas à Zona Franca de Manaus (ZFM). Na semana passada, José Ricardo trouxe à capital o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que conheceu o Polo Industrial de Manaus (PIM), para fortalecer a defesa ao modelo durante a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 45/19), que trata da Reforma Tributária. Proposta essa que prejudica a Zona Franca ao querer acabar com as suas vantagens comparativas, o que garante a manutenção das empresas, dos empregos e da arrecadação pública do estado.

José Ricardo irá apresentar uma emenda a essa PEC para assegurar a competitividade do PIM e que já conta com o apoio da Bancada do PT. Inclusive, irá levar essa proposta à Bancada do Amazonas no Congresso Nacional, para que os parlamentares também convidem suas bancadas para conhecer e apoiar a Zona Franca e a importância do modelo para o estado e sua população. “A economia é vital para a saúde do estado e do meio ambiente. Garantir a Zona Franca vai muito além do que a simples geração de emprego e renda, porque garante a preservação das florestas, influenciando no clima de todo o País e do mundo”.

Se for aprovada do jeito que está, a PEC 45 acaba com concessões, isenções ou benefícios a qualquer estado, o que nesse caso, atingirá gravemente a ZFM, uma área de livre comércio de importação e exportação e de incentivos fiscais especiais, estabelecida com o objetivo de criar no interior da Amazônia um centro industrial, comercial e agropecuário dotado de condições econômicas que permitam seu desenvolvimento, em face de fatores locais e da grande distância que se encontram dos centros consumidores de seus produtos finais.

Conhecer para fortalecer a defesa

Durante a visita, o líder Paulo Pimenta conheceu a produção industrial da Moto Honda da Amazônia, a maior do Polo de Duas Rodas e que emprega cerca de 6 mil trabalhadores diretamente, mas que já gerou mais de 12 mil empregos. E ficou impressionado com o tamanho do modelo, que já foi reduzido de 130 mil para 80 mil empregos diretos e que é responsável pela maior parte da arrecadação pública do Estado. “Eu e toda a Bancada do Partido dos Trabalhadores já estamos apoiando a Zona Franca e a emenda do José Ricardo. Mas conhecer de perto toda essa estrutura só nos ajuda a lutar para que esse modelo não acabe, dada a sua importância para essa região e para o Brasil”, afirmou.

De acordo com José Ricardo, é preciso defender a busca de novos modelos econômicos para o estado, mas fortalecendo a Zona Franca, e não destruindo. “Essa Reforma Tributária não irá mudar a realidade brasileira, no sentido da injustiça fiscal. Porque não mexe com setores da economia que deveriam recolher mais impostos, para ajudar a diminuir essas injustiças. No caso da Zona Franca, vai ser afetada totalmente. Praticamente, vai acabar a ZFM, que hoje é o sustento do Amazonas, caso façam uma revisão das vantagens comparativas de produzir em Manaus, distante dos grandes centros consumidores”.

 

Assessoria de Comunicação

Foto – Rarimar Portela

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100