Reforma Tributária e consolidação da base de governo são prioridades, diz José Guimarães  

Líder Guimarães na entrevista coletiva na Liderança do Governo. Foto: Gustavo Bezerra/Câmara dos Deputados

O líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta quinta-feira (2), durante entrevista coletiva, que a Reforma Tributária e a consolidação da base do governo em busca da governabilidade, são ações prioritárias nesse início de Legislatura. Segundo o deputado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve encaminhar até o final de abril, uma proposta de Reforma Tributária ao Congresso Nacional. Guimarães adiantou ainda que na semana que vem, o presidente Lula terá reunião com parlamentares.

“Sobre a Reforma Tributária, já teremos as primeiras conversas no início da próxima semana com o ministro Haddad para irmos construindo um consenso sobre os dissensos que existem aqui dentro, para buscarmos a curto prazo, no máximo até abril, uma boa e consistente proposta de Reforma Tributária a partir das duas PECs que estão tramitando na Câmara (PEC 45/19) e no Senado (PEC 110/19)”, informou Guimarães.

Haddad fez o anúncio da entrega da proposta da Reforma, no Fórum Econômico Mundial que ocorreu em Davos (Suíça), em janeiro.

Unidade e governabilidade

Guimarães adiantou ainda, dentro da conformação da unidade e governabilidade, que o presidente Lula deve se reunir na próxima quarta-feira (8) – antes da viagem que ele fará aos Estados Unidos -, com líderes partidários e presidentes de partidos da base e também com aqueles que apoiam o novo governo.

“Após as duas grandes vitórias de ontem – a reeleição do deputado Arthur Lira (PP-AL) para presidente da Câmara, e de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para o comando do Senado – o próximo passo é a consolidação da base do governo”, observou o líder do Governo.

Guimarães afirmou ainda que está fazendo “esforço grande” de consolidação da base do governo na Câmara, inicialmente com os partidos que já estão integrados e ampliando para outros parlamentares. “Esse é o esforço que estou fazendo”, destacou.

Arcabouço fiscal

Questionado sobre o arcabouço fiscal, Guimarães relatou que esse é um desejo do ministro Haddad. “Ao desconstitucionalizar o teto de gastos, assumimos o compromisso pelo governo – através do ministro Fernando Haddad – que no primeiro semestre, até julho, o governo mandaria uma proposta que desse conta da necessidade de uma nova política fiscal no País”, finalizou.

Os parlamentares Alencar Santana (PT-SP), Reimont (PT-RJ) e Fernando Mineiro (PT-RN) também estiveram presentes na coletiva de imprensa.

 

Assista a coletiva na íntegra:

https://www.facebook.com/ptnacamara/videos/1347600369325617

 

Benildes Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também