Reforma Tributária avança no Senado e parecer da proposta deve ser votado na CCJ após o carnaval

Deputado Afonso Florence. Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

O deputado Afonso Florence (PT-BA) comemorou em plenário, nesta quarta-feira (23), o avanço da proposta de Reforma Tributária – proposta de emenda à Constituição (PEC 110) –, no Senado. “Finalmente a Reforma Tributária andou. O noticiário da semana é sobre uma reunião do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco o (PSD-MG), com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, na qual eles combinam uma agenda para a simplificação tributária no Brasil”, informou.

Florence disse ainda que o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) apresentou hoje o seu relatório na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, do Senado. Mas um pedido de vistas adiou a apreciação da matéria para depois do carnaval. O texto apresentado simplifica os tributos indiretos, incidentes sobre o consumo e a produção. Para isso, será criado o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), com a criação de dois tributos: um de competência de estados e municípios, chamado IBS e outro de competência da União, chamado CBS. O CBS vai substituir o Pis/Cofins. O relator também ampliou de 20 para 40 anos o período de transição para o IBS, que irá substituir o ICMS e o ISS.

Simplificação tributária

“A PEC 110 é aquela que faz a simplificação tributária, que unifica PIS, Confins e cria a CBS. Entretanto, nós não encontramos nem no relatório da PEC 45, que tramitou na Câmara, e depois numa comissão mista ganhou um relatório, apresentado pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), a tributação sobre lucros e dividendos, a tributação dos muito ricos no Brasil apareceu, assim como também não consta no relatório do senador Roberto Rocha”, denunciou.

Florence relembrou que o plenário da Câmara aprovou, com uma grande articulação de todos os partidos da Oposição, a tributação sobre lucros e dividendos no PL 2.337. “Está nas mãos do relator, do senador Coronel (PSD-BA), mas não está prosseguindo”, lamentou. “E do que o povo, o Estado brasileiro precisa? Da cobrança sobre as grandes fortunas, da tributação das grandes heranças. São 20 bilionários que no Brasil têm uma renda e um patrimônio igual a de 180 milhões de habitantes e 80% da sua renda não sofre tributação”, criticou.

O parlamentar reforçou que o movimento da Reforma Tributária Justa e Solidária sustentou a posição da Oposição, liderada pelo PT. “Nós apresentamos a Emenda Substitutiva Global nº 178 à PEC 45, que ganhou o nome de Reforma Tributária Justa, Solidária e Sustentável. É preciso tributar as grandes fortunas, lucros e dividendos, retirar os tributos indiretos da trabalhadora e do trabalhador, acabar com a regressividade tributária e aprovar a progressividade tributária”, defendeu, ao fazer um apelo para que o Senado aprove o PL 2.337, tributando lucros e dividendos.

Propostas do relator da PEC 110/2019, senador Roberto Rocha:

• Modelo do Imposto de Valor Agregado (IVA) Dual:
IVA Federal (Contribuição sobre Bens e Serviços — CBS) + IVA Subnacional (Imposto sobre Bens e Serviços — IBS)

• Transição de sete anos para a adoção definitiva do IBS

• Transição de 40 anos para implantação completa do IBS por estados e municípios, com mecanismo de compensação entre os entes federativos

• Fundo de Desenvolvimento Regional financiado exclusivamente por recursos do IBS

• Manutenção e garantia do tratamento favorecido da Zona Franca de Manaus

• Manutenção do tratamento diferenciado para o Simples Nacional

• Regimes diferenciados para setores com modelo peculiar de apuração de tributos (como, por exemplo, combustíveis e fumo)

• Regimes favorecidos devem ser definidos por lei complementar

• Prazo de transição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o Imposto Seletivo (IS) deve ser definido por lei ordinária

Vânia Rodrigues, com Agência Senado

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100