PT vota favor da MP que libera R$ 1,2 bilhão a agricultores atingidos pela seca

Deputado Bohn Gass (PT-RS) Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (6) a medida provisória (MP 1111/22), que libera R$ 1,2 bilhão para o programa Agropecuária Sustentável a fim de compensar perdas de agricultores familiares atingidos pela seca nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Ao encaminhar o voto favorável da Bancada do PT, o deputado Bohn Gass (PT-RS) destacou que a medida beneficia os agricultores dos estados da região sul e do Mato Grosso, que sofreram com a pior das estiagens no final do ano passado e no início deste ano. “Só que esse recurso chegou muito tarde”, lamentou.

Bohn Gass disse ainda que a Oposição negociou com o governo, “que não aceitou o que propusemos”. Ele explicou que serão contemplados com o rebate somente os agricultores que têm dívidas contraídas de 1º de janeiro a 30 de junho, mas que o ano agrícola começa no dia 1º de junho.

“O que é importante destacar? Os agricultores que contraíram dívidas de 1º de julho ao fim de dezembro, para custeio ou para investimento, também não conseguirão pagar suas contas, porque não tiveram colheita. A seca colheu essa lavoura. Então, o que nós defendíamos era o rebate para todos, inclusive para quem tem contrato de 1º de julho a 31 de dezembro, porque eles tiveram o mesmo prejuízo”, argumentou.

Na avaliação do deputado, o governo falhou ao limitar o rebate e não contemplar com o rebate aqueles que fizeram seus contratos depois de 1º de julho.

Pronaf

Os recursos vão atender produtores de municípios que decretaram emergência ou estado de calamidade nos quatro estados, e serão aplicados no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Pelo texto, que ainda será apreciado pelo Senado, o governo federal vai conceder descontos de até 58,5% nas parcelas de financiamentos contratados pelos agricultores no âmbito do Pronaf, com vencimento entre 1º de janeiro e 30 de junho.

A condição para o recebimento é que eles não sejam cobertos pelo Proagro ou pelo Seguro Rural. Esse crédito extraordinário, segundo o Ministério da Economia, não será sujeito ao teto de gastos.

 

Vânia Rodrigues

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100