PT vota contra e denuncia entrega do pré-sal a petrolíferas estrangeiras

Com o voto contrário da Bancada do PT, a base do governo ilegítimo de Temer concluiu nesta quarta-feira (4) a votação do projeto de lei (PL 8939/17), do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), que permite à Petrobras negociar até 70% da exploração dos 5 bilhões de barris de petróleo adquiridos no regime de cessão onerosa. “Esta Casa está cometendo mais um crime de lesa-pátria, entregando o nosso pré-sal às petroleiras estrangeiras, o que pode significar um prejuízo da ordem de R$ 500 bilhões para os brasileiros”, afirmou o deputado Nelson Lula Pelegrino (PT-BA). Ele avisou que o PT continuará lutando contra essa entrega do patrimônio nacional no Senado, que agora irá analisar a proposta.

O texto principal do projeto já tinha sido aprovado no dia 20 de junho, mas faltava concluir a apreciação de três destaques apresentados ao texto para tentar reduzir danos. Um deles, que foi rejeitado, era para retirar do projeto dispositivos que desobriga a Petrobras, quando operadora de um consórcio de petroleiras, a usar as normas de licitação e contrato previstas na Lei 13.303/16, sobre regras de governança de empresas estatais. Isso significa que, exclusivamente na área do pré-sal não terá mais licitação pública.

“É um absurdo o que a base do governo acabou de aprovar. Essa Casa foi cúmplice da destruição do conteúdo nacional”, denunciou a deputada Erika Lula Kokay (PT-DF). Ela destacou que sem a exigência da lei, as empresas multinacionais que forem explorar o pré-sal poderão comprar o que precisam, de insumos, de equipamentos dos seus países de origem e nem vão pagar imposto de importação.

O deputado Carlos Lula Zarattini (PT-SP) argumentou que não era possível desobrigar a Petrobras e os consórcios de fazerem a licitação. “Depois de tudo que se viu e se discutiu nesse País nos últimos tempos sobre desvios de recursos públicos, não é possível que esta Casa queria dar liberdade para que a estatal possa fazer o que bem entender, sem prestar contas às leis, sem prestar conta à sociedade”, protestou. Zarattini enfatizou ainda que o projeto todo é muito nocivo ao Brasil e ao povo brasileiro porque ele enfraquece a maior empresa brasileira, a Petrobras, ao retirar da empresa até 70% de sua jazida, chamada cessão onerosa.

Zarattini citou que o pré-sal representa hoje mais de 50% da produção brasileira, em postos altamente produtivos, com grande capacidade, com grande riqueza. “E é isso o que esse governo agora quer entregar de mão beijada às empresas multinacionais do petróleo. Nessa área não existe risco algum de se fazer a perfuração de um poço, pois todos sabem que há petróleo nessa região”, enfatizou.

Prazo – O outro destaque, também rejeitado pela base aliada de Temer, pretendia estipular um prazo mínimo de 270 dias, a contar da publicação da futura lei, para que a União pudesse licitar o óleo excedente aos 5 bilhões de barris da cessão onerosa.

O deputado Henrique Lula Fontana (PT-RS) lamentou mais esse crime contra o patrimônio brasileiro e destacou que se trata da entrega de uma das mais ricas, produtivas e lucrativas bacias de petróleo do pré-sal. “Por isso mesmo, elas foram concedidas em cessão onerosa à Petrobras, no limite de 5 bilhões de barris. E agora, Temer e essa maioria entreguista aqui dentro da Câmara, abre a enorme fronteira de exploração de petróleo do pré-sal para entregar às multinacionais e às transnacionais do petróleo. Este é mais um dos preços do golpe”, reforçou.

Cessão Onerosa – A cessão onerosa foi um instrumento utilizado em 2010, quando o pré-sal foi descoberto, para capitalizar a Petrobras, garantir o desenvolvimento para a exploração do petróleo e aumentar a participação da União na estatal. A cessão foi com regras muito específicas para a Petrobras explorar até 5 bilhões de barris, mas caso o projeto seja aprovado, a estatal poderá ficar com a exploração de apenas 30% desses 5 bilhões de barris (1,5 bilhão) e repassar os outros 70% (3,5 bilhões de barris) para as multinacionais explorar.

 

Vânia Rodrigues

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex