Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
O líder da bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), adiantou que os temas como financiamento público de campanha e alteração no sistema eleitoral são pontos da reforma política que a bancada vai defender junto à presidenta Dilma Rousseff para que conste no plebiscito sugerido por ela e que conta com o apoio do PT. A presidenta sugeriu a realização dessa consulta popular para que a população defina que tipo de reforma política o país deseja.
“A presidenta propôs um plebiscito que é uma proposta ousada. Temos que regulamentar quais perguntas faremos. O plebiscito não pode ser pulverizado. Defendo, pela complexidade da questão um plebiscito simplificado, um plebiscito resumido, contendo temas centrais como o financiamento público de campanha e o sistema eleitoral. A presidenta pautou esse debate e a Câmara tem obrigação de se debruçar sobre ele”, defendeu Guimarães.
O líder petista lembrou que o PT já tentou, em três ocasiões, pautar esse debate na Casa, sem sucesso. Ele refutou a ideia defendida por setores da oposição de substituir plebiscito por referendo e apontou o plebiscito como o melhor caminho, porque, segundo ele, essa é a forma que a população tem de se posicionar.
“Todo mundo fica falando nas ruas que quer a reforma política. Na hora que tem oportunidade, a oposição fica com esse discurso menor. Acho que não deveríamos estabelecer polarização contra ou a favor do plebiscito. A reforma política é um tema que está no nosso colo e temos que buscar a melhor saída para resolver os impasses que ela apresenta”, enfatizou.
José Guimarães disse ainda que a reclamação da oposição de que não foi convidada pela presidenta Dilma para debater o tema, não procede. Ele afirmou que a presidenta Dilma vai se reunir com a oposição e que ela está aberta a aceitar sugestão da base e da oposição. “Não vamos arrumar desculpa. A palavra de ordem é reforma política já”, observou.
Mensagem – A presidenta Dilma deve encaminhar na próxima semana mensagem ao Congresso sugerindo a convocação de plebiscito sobre reforma política
Benildes Rodrigues