PT protesta contra retrocesso em financiamento do setor de saúde

Nazareno

O relatório do deputado Nazareno Fonteles (PT-SE) ao projeto de lei complementar (PLP 123/12) que destina recursos para as ações e serviços na área de saúde pública brasileira foi rejeitado pela Comissão de Seguridade Social e Família nesta quarta-feira (20). O parecer do petista estabelecia um financiamento para o setor de 19% da receita corrente líquida (RCL) da União para a saúde. A proposta previa ainda a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS) com uma alíquota de 0,15% com rateio dessa tributação entre União, Estados e Municípios.

“Apresentamos uma síntese que era o melhor para o Sistema Único de Saúde. A proposta focou na realidade de estados e municípios que, muitas vezes, não implementam políticas de saúde por falta de recursos”, lamentou Nazareno.

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou o voto em separado do deputado Osmar Terra (PMDB-RS) que destina 18,7% da RCL para a saúde até 2018, mas não prevê outras fontes de recursos, diferentemente do que estabelecia o parecer apresentado pelo deputado Nazareno Fonteles.

Retrocesso – O Coordenador do Núcleo da Seguridade Social do PT na Câmara, deputado Rogério Carvalho (PT-SE), divulgou uma carta aberta elaborada pelo colegiado, onde faz um alerta para o retrocesso que a aprovação do voto em separado representa para direito social à saúde com a fragilização do marco legal do financiamento da saúde.

“O voto em separado propõe a existência de uma lei complementar especial para a União destinar recursos mínimos às ASPS, em coexistência com a LC nº 141/2012. Tal proposta configura retrocesso e fragiliza o financiamento do setor saúde, uma vez que o voto em separado criará duas legislações tratando do mesmo tema: a LC nº 141 e a LC oriunda da própria proposta do voto em separado exclusiva para a União”, atentou o texto.

De acordo com o texto, o voto em separado acaba com a natureza permanente de um piso da União em ASPS proveniente da Emenda Constitucional (EC 29) e regulado recentemente pela LC 141/12.

“O voto em separado e respectivo substitutivo retrocedem as regras atuais que disciplinam o financiamento da saúde (vigentes desde o ano 2000) à insegurança jurídica, à instabilidade administrativa e ao desmantelamento do direito social à saúde”, assinala o documento .

 Nazareno – Segundo a proposta do deputado Nazareno, o percentual de 19% seria aplicado de modo gradual, ou seja, no primeiro ano de vigência da lei complementar a aplicação de, no mínimo, 16%, aumentaria para 17% no segundo ano, 18% no terceiro e 19% no quarto ano de vigência. O texto estabelecia a revisão da lei após o quinto ano de sua vigência.

A proposta vinculava também 100% dessa nova fonte de recursos a um Fundo Federativo do SUS (FFSUS), destinado a promover Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS), pactuadas pelos três entes da Federação. Esses recursos, segundo o texto, viriam da CSS e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) devido pelas instituições financeiras.

Para Nazareno, seu relatório atendia a reivindicação de setores da saúde que propunham um incremento dos recursos para o setor num percentual de 10% das Receitas Correntes Brutas (RCB).  “O nosso parecer atendia a aspiração de todo movimento em defesa da saúde, principalmente do Movimento Saúde+10, que tinha como meta 10% da receita bruta. Nós destinamos 19% da receita líquida, que ampliava a reivindicação desses setores”, explicou.

 “Tivemos uma oportunidade muito importante. Eu não sei que outros interesses podem estar por trás e que conseguiram inibir o interesse primeiro da defesa do SUS e da defesa da saúde”, questionou Nazareno.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100