O líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), ao celebrar hoje (10) os 42 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores, destacou os avanços obtidos pelo Brasil em diferentes áreas durante os governos Lula e Dilma (2003 até o golpe de 2016). Segundo ele, o PT promoveu uma “verdadeira revolução” no País, com avanços superlativos na área de educação e na implementação de políticas sociais e econômicas, com geração de emprego e renda e combate à fome.
“Tirar um país do Mapa da Fome é uma revolução”, afirmou, ao lembrar que o PT tirou mais de 40 milhões de brasileiros e brasileiras da extrema pobreza. “Avançamos também em conceitos, porque hoje ninguém, nenhum partido, ousa mudar o conceito de que renda mínima, renda básica, é uma política de Estado, é um direito dos mais pobres, de menor renda. Essa é a revolução que o nosso partido, o Partido dos Trabalhadores, fez para o povo brasileiro”, acrescentou.
A revolução no campo educacional, frisou Reginaldo Lopes, alterou radicalmente o cenário nessa área, com a ampliação, por exemplo, do conceito de escola básica no Brasil. “Antes, a escola básica era de 7 a 14 anos, e, junto com o presidente Lula, nós criamos o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e a idade saltou para até 17 anos. Isso significou uma revolução e um conceito novo sobre a prioridade absoluta na proteção das nossas crianças”.
Jovens na Universidade
Ainda na área de educação, observou que houve iniciativas como o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), com a construção de dez mil escolas Brasil afora. “Também compreendemos que a educação é da escola infantil até a pós-graduação”, disse, ao frisar que a “revolução” feita pelos governos do PT fez elevar o número de estudantes universitários no Brasil de 2 milhões de jovens para 8 milhões. “Só o Prouni (Programa Universidade para Todos) colocou nas universidades 3 milhões de jovens de baixa renda”, destacou Reginaldo Lopes.
Relator do projeto que criou o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), no governo Lula, o líder do PT observou que o programa, em quatro anos, colocou 3 milhões de jovens, com juros subsidiados, nas universidade do País.
Geração de empregos
Reginaldo Lopes enfatizou que outra revolução foi na política de geração de emprego e renda, sem a supressão de nenhum direito da classe trabalhadora. “Não houve rompimento de direitos para gerar uma política que levou o Brasil ao pleno emprego. Nós criamos 22 milhões de novos empregos no País. E também combatemos a fome e tiramos o Brasil do Mapa da Fome”, sublinhou o parlamentar.
Diante de todas as conquistas e da importância do PT para a democracia brasileira, o líder do PT enfatizou que os 42 anos do partido devem ser celebrados por todos os setores democráticos.
“Eu tenho muita convicção que o Partido dos Trabalhadores é um dos partidos que mais criou oportunidades para o povo brasileiro. Criamos inúmeras políticas públicas transformadoras quando governamos o Brasil e também no exercício parlamentar, seja na Câmara, no Senado ou com a nossa presença nos movimentos sociais e populares. O PT sempre foi um grande patrimônio de lutas e de conquistas do povo brasileiro”, observou.
“Portanto, eu quero aqui desejar vida longa ao nosso partido”, disse o líder do PT. “Quero aqui parabenizar todos os militantes, filiados, simpatizantes, sociedade, petistas e também cumprimentar a força, a garra, a energia, a determinação do nosso maior líder popular do PT, da América Latina e talvez do planeta Terra, que é o nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, completou Reginaldo Lopes.
PT na Câmara